ANAC certifica inteligência artificial que pousa o Cirrus Vision Jet em casos de emergência
A Cirrus Aircraft informou que a ANAC – Agencia Nacional de Aviação Civil acabou de certificar o sistema Safe Return no Vision Jet. Depois de uma análise em profundidade e com o aval do DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo o sistema foi liberado para ser utilizado no espaço aéreo Brasileiro.
O botão de ativação do “Safe Return” está localizado no teto da cabine do Vision Jet para fácil acesso dos passageiros e pode ser ativado, se necessário, poucos minutos após a decolagem da aeronave.
Uma vez ativado, o Safe Return assume o controle da aeronave e transforma o Vision Jet em um veículo autônomo que navega até o aeroporto mais próximo, se comunica com o controle de tráfego aéreo, pousa e traz a aeronave com segurança para uma parada completa, permitindo que os passageiros saiam da aeronave. Este sistema revolucionário usa todos os dados disponíveis da aeronave para calcular um plano de vôo, evitar o terreno e condições meteorológicas. Iniciando uma aproximação e concluindo o pouso totalmente autônomo sem a intervenção do piloto ou passageiro.
Além disso, o painel de voo da aeronave fornece atualizações visuais e auditivas aos passageiros, incluindo localização atual, combustível restante, aeroporto de chegada e tempo estimado de chegada. O Safe Return pode ser facilmente desativado pelo piloto com um simples toque no botão de desconexão do piloto automático no manche caso um passageiro inadvertidamente ative o sistema.
Via: Cirrus Aircraft
Fonte: Aeroflap 23/02/2023