Indústria

ITA terá núcleo de inovação

Segundo o Jornal Valor Econômico, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) vai inaugurar este ano um núcleo de inovação no Parque Tecnológico de São José dos Campos para intensificar projetos com a indústria.

A instituição está expandindo a atuação do seu Centro de Competência de Manufatura (CCM), que conta com 20 projetos de empresas brasileiras nas áreas de automação da manufatura, processo e manufatura digital. Um dos projetos em destaque, é feito com a EMBRAER,  a empresa está investindo R$ 9 milhões para automatizar a operação de junção de algumas peças das asas dos seus novos jatos, os E-jets E2. O objetivo é ganhar uma redução de tempo de 80% nas operações de solda durante o processo.

O ITA , já havia desenvolvido projeto semelhante com a EMBRAER para a automação do processo de fuselagem dos jatos. A Petrobrás quer aplicar essas tecnologias de automação para a construção de reservatórios de óleo e gás de grande porte. Novos processos de automação estão sendo desenvolvidos pelo ITA com a empresa brasileira Akaer, parceira da sueca Saab no desenvolvimento do caça supersônico Gripen NG para Força Aérea Brasileira (FAB). Pesqisadores da área de engenharia aeronáutica da universidade sueca de Linköping e do KTH Royal Institute of Technology estão trabalhando no ITA para transmitir conhecimentos sobre aviação de caça, relacionados a aeronave Gripen a ás novas gerações de caças que entrarão em serviço até 2030.

Fonte/Imagem: Valor Econômico (23/02/2016)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo