Governo federal brasileiro inicia roadshow para leilão de 51 aeroportos regionais
Ao todo, serão ofertados 89 terminais, além de 13 que serão construídos pelo setor privado /Foto DER
O Ministério de Portos e Aeroportos iniciou, nesta terça-feira (26), uma série de roadshows para apresentar aos concessionários de aeroportos privatizados os detalhes do leilão de 51 terminais regionais no Brasil.
O edital do leilão deve ser lançado no início de fevereiro, com a previsão de realização em maio. Ao todo, serão ofertados 89 terminais, além de 13 que serão construídos pelo setor privado, totalizando 102 terminais no Plano Aeroviário Nacional (PAN). O investimento total estimado para o projeto é de R$ 7,3 bilhões ao longo de três anos.
O programa surgiu a partir de uma decisão do Tribunal de Contas (TCU), que autorizou aos vencedores descontar os investimentos nos contratos atuais, na forma de reequilíbrio econômico financeiro
De acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), a concessão será concedida ao bloco que oferecer o menor deságio em relação a um preço teto estabelecido. É importante ressaltar que 16 aeroportos administrados pela Infraero não participarão do leilão, assim como os terminais já concedidos a estados e municípios e aqueles que estão em obras.
Todos os atuais concessionários poderão participar da concorrência, com exceção das empresas em processo de relicitação, como Viracopos e Galeão caso não continuem com a concessão.