Brasil e Singapura farão colaboração mútua para mobilidade aérea avançada
ANAC e Singapura fortalecem colaboração mútua em regulação e padrões técnicos para veículos aéreos urbanos de transporte
A Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil e a Autoridade de Aviação Civil de Singapura firmaram um Memorando de Intenções para Cooperação em Mobilidade Aérea Avançada, na última terça-feira (10).
O acordo foi assinado durante o Simpósio de Mobilidade Aérea Avançada da ICAO, em Montreal, no Canadá, e tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e informações entre as duas agências sobre a certificação e operação de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, conhecidas como eVTOL. A parceria também envolve a participação em grupos técnicos internacionais e o desenvolvimento de padrões de segurança.
O documento define a colaboração em três áreas principais:
Troca de conhecimentos e informações sobre certificação, validação e entrada em serviço de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), incluindo políticas, abordagens regulatórias e procedimentos operacionais.
Colaboração no desenvolvimento de padrões técnicos para permitir a certificação e operação segura de aeronaves eVTOL, com participação em grupos técnicos internacionais.
Coordenação de esforços para envolver as partes interessadas da indústria no desenvolvimento e operação segura de aeronaves eVTOL.
Além disso, ANAC e CAAS coordenarão esforços para envolver a indústria no desenvolvimento seguro das aeronaves eVTOL. Esta cooperação segue outros acordos, como o Memorando de Entendimento e o Acordo Técnico para Certificação de Aeronavegabilidade.