InfraestruturaMercadoNotícias
Tendência

Azul Cargo inaugura novo terminal de cargas em Congonhas

O espaço possui uma área total de 3.200 m² destinados ao armazenamento e manuseio de pacotes

A Azul Cargo inaugurou nesta quarta-feira (30) o novo terminal de cargas (TECA) do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O espaço possui uma área total de 3.200 m² destinados ao armazenamento e manuseio de pacotes. De acordo com a companhia, o espaço atenderá toda a operação, incluindo cargas expressas, Clientes corporativos e lojas, para os aeroportos de Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte. Além disso, conectará aos hubs de Viracopos, em Campinas, o BH Airport e o Aeroporto de Guararapes, em Recife atendendo outros estados além dos destinos. Assim, o atendimento é ampliado para dez cidades, 956 bairros, e serão realizadas mais de 1000 entregas por dia.

Atualmente, a Azul Cargo transporta em Congonhas 140 mil pacotes, ou seja, mais de mil toneladas de carga mensalmente, e espera um acréscimo de até 30% de capacidade. “O mês de agosto foi muito especial para a Azul Cargo, comemoramos 14 anos de história com a expansão do terminal em Campinas e, agora, em São Paulo. Em Congonhas, o grande diferencial será o ganho de velocidade no transporte. Estaremos mais próximos da pista, agilizando o fluxo da operação que antes ficava a 2 km de distância e exigia o abastecimento de caminhões até o local. Estamos enfrentando os desafios logísticos, oferecendo prazos cada vez mais competitivos e democratizando o acesso de produtos em todo país”, afirmou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

Expansão dos terminais de carga

Recentemente, a empresa anunciou uma grande expansão dos TECAs em Vitória (ES) e em Campinas (SP). Em um acordo assinado com a Zurich Airport Brasil, concessionária responsável pelo aeroporto da capital capixaba, parte do antigo saguão, desativado em 2018, será destinada ao terminal de cargas, que será 64% maior em relação à área atual. A companhia aérea terá acesso exclusivo ao chamado “lado ar” do aeroporto (áreas fechadas de pátio e pista).

Em Viracopos, a extensão do TECA, que será destinada a cargas expressas, chegou a uma área total de 1.680 m². A Azul Cargo transporta em Viracopos 10 milhões de quilos de carga mensalmente e espera um acréscimo de 20% de capacidade, mobilizando mais 58 caminhões por dia para entregas na cidade de São Paulo e no interior do estado.

De acordo com a Anac, a Azul Cargo detém 32% de marketshare. A companhia chegou ao marco de 320 lojas e atende 5.000 cidades no território nacional. Esse número representa 90% dos municípios e uma cobertura equivalente a 96% da população. Recentemente, a empresa ampliou a frota, investindo no cargueiro Classe F, que consiste em uma aeronave E195 transformada em cargueiro, entregando eficiência e flexibilidade na utilização da frota de acordo com as necessidades do mercado. No ar desde fevereiro de 2022, as cinco aeronaves Classe F certificadas para transportar cargas na cabine já contam com mais de 9 mil horas de voo e 21.500 toneladas transportadas. Além disso, a Azul Cargo diversificou a oferta de serviços, com opções que se encaixam a diferentes perfis de Clientes.

 

Via: Azul

 

Fonte: Aeroflap 30/08/2023

Botão Voltar ao topo