A Avion Express, uma líder mundial em serviços de ACMI (aluguel de aeronaves com tripulação, manutenção e seguros) e voos fretados, deu início oficialmente ao processo para obter um Certificado de Operador Aéreo (COA) no Brasil.
O CEO da Avion Express, Darius Kajokas, enfatizou a intenção estratégica da empresa de expandir sua presença global em mercados que são resistentes à volatilidade econômica da Europa. Ele acrescentou que a empresa está buscando oportunidades na América Latina e no Sudeste Asiático, e considera o Brasil como o próximo passo natural na região.
A Avion Express pretende aplicar seu modelo de negócio ACMI, em que fornece aviões e equipes para outras companhias aéreas por meio de contrato, visando aumentar a eficiência operacional das operadoras brasileiras e ter um impacto positivo em sua estrutura financeira e fluxo de caixa.
A empresa pretende iniciar suas operações no Brasil até o quarto trimestre de 2024, utilizando parte de sua frota atualmente operada nos AOCs europeus para aproveitar a sazonalidade inversa dos mercados. A Avion Express tem planos de escalar rapidamente suas operações no Brasil, com a ambição de ter uma frota de 25 aeronaves até 2027/2028.
A Avion Express Brasil já contratou dois executivos com experiência em companhias aéreas sazonais locais para compor sua equipe de gerenciamento. A empresa continuará a expandir sua equipe com profissionais locais especializados em certificação e operações.
A expansão da Avion Express é apoiada pela Avia Solutions Group, sua controladora e a maior provedora de serviços ACMI do mundo, com uma frota de 199 aeronaves operando em todos os continentes. O grupo recentemente estabeleceu novas companhias aéreas na Tailândia e na Indonésia, ampliando ainda mais sua presença global.