Infraestrutura

Aeroporto de Dourados (MS) pode abrir parcialmente em novembro

Localizado em uma área considerada importante para o comércio e turismo da região centro-oeste, o aeroporto Francisco de Matos Pereira, em Dourados, no Mato Grosso do Sul, está com suas obras de reforma e ampliação aceleradas, já com previsão de reabertura parcial.

De acordo com informações do site Midiamax, a reforma, que está sendo realizada pelo Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, já recebeu 250 toneladas de novo asfalto, além de novo aterro com 2.630 metros cúbicos de terra.

Além disso, a reforma também conta com o regramento das faixas da pista de pousos e decolagens e área de segurança, além da implementação de cercas nos arredores da área operacional e terraplanagem de áreas que servirão para a construção de futuros edifícios.

A previsão é que o terminal reabra de maneira parcial já em novembro desse ano, seguindo a afirmação dada pelo ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio em junho.

Novo terminal

O novo terminal de passageiros de Dourados será maior que o atual, que tem aproximadamente 850m² de construção. Em uma área 8.255,75 m², há aproximadamente 300 metros do atual, o novo prédio terá 3.356,90 m² de área construída, com terminal de passageiros, Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Trafego Aéreo – EPTA, Seção Contra Incêndio – SCI, Central de Utilidades – CUT e Casa de Força – KF.

Para a contratação do projeto, o Governo Federal destinou R$ 395.896,66 do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). O aeroporto também passa por obras de restauração da pista de pouso e decolagem, entre outras intervenções que são executadas pelo Exército Brasileiro, em parceria com o Ministério da Infraestrutura. 

Atualmente, apenas as companhias aéreas Azul e Gol operam no município sul-mato-grossense, mas, por conta da reforma de ampliação, estão com suas rotas suspensas.

 

Fonte: AeroIn 22/09/2022

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo