Maringá (PR) anuncia ampliação do Aeroporto Regional para impulsionar economia local
O espaço será expandido para 8,1 mil metros quadrados, dobrando sua capacidade
Em um passo significativo em direção à modernização e fortalecimento do Aeroporto Regional de Maringá – Silvio Name Júnior, o prefeito Ulisses Maia, em articulação no Ministério de Portos e Aeroportos, anunciou a tão aguardada licitação para a ampliação do terminal de embarque. O anúncio foi feito em Brasília na última quarta-feira (25), e contou com a confirmação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
A obra, que marca um compromisso sólido da gestão municipal com o aprimoramento do aeroporto, promete uma transformação substancial no terminal de embarque. Atualmente com 3,5 mil metros quadrados, o espaço será expandido para 8,1 mil metros quadrados, dobrando sua capacidade.
As melhorias planejadas englobam a instalação de três pontes de embarque, conhecidas como “fingers”, dispositivos que conectam diretamente o terminal de passageiros às aeronaves, otimizando o processo de embarque e desembarque.
Além disso, o projeto contempla a implementação de três esteiras para bagagem, uma ampliação na área de check-in, uma nova sala de embarque no piso superior, bem como a incorporação de novos elevadores e acessos por escadas rolantes, entre outras inovações.
O projeto, cuja execução será conduzida pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), demonstra um comprometimento sólido com o avanço da infraestrutura aeroportuária da região.
O prefeito Ulisses Maia sublinhou a importância desses investimentos para a economia local, destacando que “com diversas melhorias e modernização do espaço, consolidamos o Aeroporto como referência nacional. A ampliação do terminal de embarque vai atrair novos voos e destinos, além de oferecer ainda mais conforto aos passageiros“.
Além do prefeito e do ministro de Portos e Aeroportos, participaram da reunião para liberação da reforma o superintendente do Aeroporto, Fernando Rezende, e o deputado federal Luiz Nishimori.
Essa ampliação do terminal de embarque é apenas um dos vários investimentos em curso para fortalecer o Aeroporto de Maringá. A prefeitura está finalizando a instalação do Instrument Landing System (ILS), um equipamento crucial para aprimorar a operacionalidade, fornecendo orientações precisas aos pilotos em situações adversas de clima, como nevoeiros.
Além disso, estão em andamento as obras de duplicação da sala de embarque, com um investimento de R$ 1,6 milhão, e a construção de uma usina de geração de energia fotovoltaica, consolidando o Aeroporto de Maringá como um hub aéreo de referência no país.
Informações da Prefeitura de Maringá
Fonte: AeroIn 30/10/2023