NotíciasTecnologia
Tendência

Cessna Grand Caravan ganha nova opção de motor

TAM Aviação Executiva concluiu instalação do novo motor que equipa o Cessna 208 Grand Caravan

A empresa de serviços, manutenção e reparos TAM Aviação Executiva anunciou hoje (8), que concluiu a primeira instalação do novo motor que equipa o Cessna 208 Grand Caravan.

O turboélice utilitário da Textron Aviation equipado originalmente com o motor Pratt & Whitney PT6A-114 recebeu o novo PT6A-140, aumentando a capacidade e os níveis de desempenho, matendo a estrutura e as características operacionais do avião.

“É uma grande satisfação prover serviços dessa magnitude para o mercado, que melhoram significativamente a performance da aeronave e impactam positivamente a sua operação”, disse Wellington Amorim, diretor do Centro de Serviços da TAM Aviação Executiva.

O conjunto de melhorias destinado ao Grand Caravan é desenvolvido pela norte-americana Blackhawk Aerospace, e proporciona uma melhora de 37% na taxa de subida, aumento da velocidade máxima de cruzeiro para 195 nós, ou 355 km/h.

A modificação permite que o monomotor opere em mais aeródromos, com redução de 22% na distância necessária para decolagem. Mais eficiente, o novo motor designado comercialmente como XP140 aumenta o tempo entre revisões (TBO, na sigla em inglês) de 3.600 para 4.000 horas.

Fonte
Aero Magazine

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo