MercadoNotícias
Tendência

CCR Aeroportos detém 18% do mercado nacional de aviação geral

Com três aeroportos no Top 10, a CCR Aeroportos se consolida como concessionária líder em aviação geral no Brasil

A CCR Aeroportos, administradora de dezesseis aeroportos brasileiros, foi responsável pelo movimento de 18% da aviação geral, registrando aproximadamente 167 mil pousos e decolagens ao longo de 2023.

O maior destaque foi o aeroporto da da Pampulha, na região central de Belo Horizonte, que teve mais de 47 mil movimentos, sendo o terceiro maior do país no segmento da aviação geral, ficando atrás apenas dos aeroportos do Campo de Marte, em São Paulo, e do aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, estes dois últimos operados pela Pax Aeroportos.

Na lista dos dez aeroportos mais utilizados pela aviação geral, e operados pela CCR Aeroportos, se destaca ainda o Goiânia, que ficou na sexta colocação, com aproximadamente 30 mil pousos e decolagens; e o aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, na décima posição, com cerca de 26 mil movimentos registrados em 2023.

Grande parte do movimento da aviação geral no Brasil atende grandes centros urbanos, especialmente capitais, com cidades pequenas e médias do interior, seja pela falta de voos regulares ou horários convenientes para executivos, profissionais liberais, pessoal do agronegócio, entre outros. Também se destaca a operação de transporte de pequenos volumes, sobretudo insumos para o campo e remédios.

Segundo o Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo 2023, divulgado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a aviação geral brasileira cresceu 6,9% em comparação ao ano anterior.

“O crescimento do mercado de Aviação Geral no Brasil é bastante animador e, na posição de líderes, nos sentimos orgulhosos por contribuir para o avanço do segmento”, comentou Monique Henriques. diretora comercial da CCR Aeroportos.

Fonte
Aero Magazine

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo