MercadoNotícias
Tendência

Carga aérea mantém crescimento de dois dígitos

IATA divulgou um estudo sobre mercados globais de carga aérea de fevereiro de 2024, revelando crescimento de dois dígitos

O mercado de carga aérea manteve um crescimento de dois digitos no mês de fevereiro, mantendo a tendência de alta. Os dados relevados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) apontam um forte crescimento da demanda anual e de forma contínua.

Segundo a IATA, a demanda total, medida em toneladas-quilômetros de carga (CTK*), registrou um crescimento de 11,9% em relação aos níveis de fevereiro do ano passado, ou 12,4% para operações internacionais, sendo este o terceiro mês consecutivo de crescimento da demanda.

Além disso, o estudo mostrou que a capacidade, que é medida em toneladas-quilômetros de carga disponíveis (ACTK), subiu 13,4% em relação a fevereiro de 2023. O documento revelou que parte dessa demanda acompanhou o crescimento nos mercados de passageiros, com um aumento de 29,5% em termos anuais.

Ainda de acordo com a IATA, vários outros fatores contribuíram para os números apresentados, entre eles o comércio transfronteiriço global atingindo 0,9% em janeiro, o Índice de Gestores de Compras (PMI) da produção industrial subindo para 51,2 e queda da inflação homóloga de fevereiro registrando decréscimo de 2,8% na União Europeia.

No mercado norte-americano, o relatório apontou um crescimento de 4,2% na procura de carga aérea nos comparativos entre os meses fevereiro, contudo, foi o resultado mais fraco entre todas as regiões do planeta. Ainda assim, a procura por ligações aéreas de carga entre América do Norte e Europa subiu, chegando a 5,2% anuais, Ao passo que na região Ásia e América do Norte, cresceu 3,9% em termos anuais.

Entre as empresas europeias o crescimento anual foi de 14,6% na procura de carga aérea em fevereiro.A carga aérea intra-europeia aumentou 24,5% em relação ao ano anterior, o desempenho mais forte em quase três anos.

Já no Oriente-Médio as companhias aéreas registaram um crescimento anual de 20,9% na procura de carga aérea no comparativo. A maior demanda ocorreu nas rotas para a Europa, com alta de 39,3%, muito à frente dos destinos na Ásia, que cresceu 21,9% em relação ao ano anterior. A capacidade de fevereiro aumentou 16,2% ano a ano.

O mercado das empresas aéreas da América Latina e Caribe registaram um crescimento anual de 13,7% na procura de carga aérea em fevereiro, com aumento na capacidade de 8,9%.

Por fim, as companhias aéreas africanas registaram um crescimento anual de 22,0% na procura de carga aérea em devereiro, o mais forte entre todas as regiões. A rota comercial intra-africana apresentou um crescimento anual de 42,3%. e capacidade aumentou 28,2% ano a ano.

A IATA representa cerca de 320 companhias aéreas de passageiros ou de cargas aéreas, compreendendo 83% do tráfego aéreo global. Todavia, as estatísticas da IATA cobrem carga aérea regular internacional e doméstica para companhias aéreas membros e não-membros da associação.

Fonte
Aero Magazine

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo