InfraestruturaNotícias
Tendência

Aeroporto de Caruaru será administrado pela Infraero

A Infraero assumirá a administração, operação e exploração do aeroporto de Caruaru, localizado no agreste pernambucano

A Infraero será a administradora do aeroporto de Caruaru (SNRU), em Pernambuco, que atualmente tem a gestão conduzida pelo governo do estado. O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em evento na cidade.

O aeroporto de Caruaru é um dos aeródromos contemplados pelo Plano Aeroviário Nacional (PAN) desenvolvido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, que promete requalificar os principais aeroportos regionais do Brasil e integrar os modais de transportes.

A estatal assumirá a gestão, a operação e exploração do aeroporto a partir da publicação no Diário Oficial da União. Segundo o anúncio, o terminal será totalmente reformado e ampliado para atender à projeção de crescimento para os próximos anos.

Outras melhorias prometidas pela Infraero são ampliação da pista de pouso e decolagem, passando dos atuais 1.800 para 2.250 metros. O objetivo é permitir a operação de aviões de maior porte, como as atuais gerações dos A320 e 737. Também estão previstos revitalização da área de movimento e novas taxiways.

O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, destacou que a transferência da outorga para a estatal de reforça a expertise da empresa na administração de aeroportos e sua vocação para o desenvolvimento da aviação regional.

“A Infraero agora irá trabalhar para agilizar a transição das operações e, oportunamente, anunciar um plano de ações, com foco no seu potencial de demanda e incremento das operações”, disse Barzellay

Após o início das concessões dos principais aeroportos brasileiros, iniciada em 2011, no primeiro ano da gestão da então presidente Dilma Rousseff, a Infraero perdeu seus maiores terminais e geradores de receita.

Inicialmente o plano era liquidar a empresa após a concessão dos aeroportos brasileiros, mas ainda no governo Jair Bolsonaro houve uma revisão do projeto e a Infraero passou a cuidar de aeroportos regionais, na maior parte dos casos assumindo concessões municipais e estaduais.

Fonte
Aero Magazine

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo