NotíciasRegulamentação
Tendência

Aberta consulta setorial com a proposta para emissão de licenças e habilitações para aeronaves VTOL

Documento apresenta a visão inicial da ANAC sobre o tema. Contribuições podem ser encaminhadas até 8/7

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) abriu nesta quarta-feira, 22 de maio, a Consulta Setorial n° 03/2024 com a proposta regulatória para emissão de licenças e habilitações para aeronaves de decolagem e pouso verticais (VTOL, do inglês Vertical Take-Off and Landing). O documento apresenta a visão atual da Agência sobre como os primeiros pilotos dessas novas aeronaves poderão ser habilitados.

Entre os destaques do documento está a criação de uma nova categoria de licenças, a VCA (do inglês, VTOL Capable Aircraft), similar à proposta feita pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), para a qual haverá apenas habilitações de tipo. O texto abarca, ainda, os caminhos que deverão ser seguidos por profissionais já habilitados como piloto comercial de avião e helicóptero, quanto para candidatos sem experiência. A proposta também discute treinamento de instrutores e examinadores.

Cabe destacar que pelo estágio inicial do assunto, o documento não é uma proposta de Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) ou Instrução Suplementar (IS). A ANAC segue estudando o tema, participando de grupos de estudo internacionais e discutindo com fabricantes os caminhos que deverão nortear a emissão dessas licenças e habilitações. Essa é a primeira consulta ampla realizada pela Agência sobre o assunto e apresenta ideias gerais para o desafio apresentado por essas novas tecnologias.

As contribuições e comentários para a consulta setorial poderão ser feitas por qualquer pessoa até o dia 8 de julho de 2024, por meio de formulário próprio disponível na página Consultas Setoriais em Andamento, no portal da ANAC.

Assessoria de Comunicação Social da ANAC

Fonte
ANAC

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo