NotíciasSem categoria
Tendência

Vítimas de acidentes aéreos e familiares recebem solidariedade da aviação mundial

Anac se junta aos países-membros da Icao em Dia Internacional em Memória de falecidos e sobreviventes

Na última quinta-feira, 20 de fevereiro, a Agência Nacional de Aviação Civil se juntou; aos países-membros da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci) para prestar homenagem e solidariedade às vítimas de acidentes aéreos e seus familiares no Brasil e no mundo.

Todas as vítimas desses acontecimentos merecem ser lembradas e tratadas com compaixão e respeito. E seus familiares podem ter a certeza de que a Anac segue trabalhando incansavelmente por uma aviação mais segura, sem deixar de lado sua conexão com as necessidades das pessoas atingidas por circunstâncias inesperadas e de profundo pesar.

A partir de proposta da Federação Internacional de Famílias das Vítimas de Acidentes Aéreos (ACVFFI, sigla em inglês de Air Crash Victims’ Families’ Federation International), o Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci)  estabeleceu esta data, 20 de fevereiro, para reforçar o importante papel dos agentes do setor aéreo na busca por melhorias contínuas quanto aos cuidados, às informações, aos recursos e à atenção prestados aos sobreviventes e aos familiares de vítimas fatais de acidentes aéreos.

No Brasil, compete à Anac regular e fiscalizar o plano de assistência às vítimas de acidentes aeronáuticos e seus familiares. A Instrução de Aviação Civil (IAC) 200-1001 estabelece que operadores aéreos que exploram o transporte público de passageiros no país, em caso de acidentes, devem prover assistência e gerenciar os serviços imediatamente disponíveis às vítimas e a seus familiares.

Ressalta-se ainda que a IAC 200-1001 passará em breve por atualização normativa, conforme previsto na Agenda Regulatória da Anac referente ao biênio 2025-2026

Fonte
ANAC

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo