NotíciasTecnologia
Tendência

Universidade do Leste Europeu está desenvolvendo avião elétrico

O trabalho será conduzido pelo Instituto de Aviação Antanas Gustaitis (AGAI), com o primeiro voo experimental planejado para ocorrer no aeródromo do instituto

A Universidade Técnica de Vilnius Gediminas (VILNIUS TECH), na Lituânia, anunciou um projeto inovador para o desenvolvimento do primeiro avião elétrico do país do Leste Europeu.

O trabalho será conduzido pelo Instituto de Aviação Antanas Gustaitis (AGAI), com o primeiro voo experimental planejado para ocorrer no aeródromo do instituto. O projeto ocorre em um momento simbólico: 2025 marca o centenário do desenvolvimento do ANBO-I, a primeira aeronave projetada e fabricada por Antanas Gustaitis, piloto militar e engenheiro aeronáutico lituano. Gustaitis foi responsável pela produção de nove modelos de aeronaves ANBO, totalizando 66 unidades fabricadas na Oficina de Aviação de Kaunas.

De acordo com o comunicado da VILNIUS TECH, o desenvolvimento do avião elétrico é um projeto de treinamento e pesquisa. “O próximo passo poderia ser a aplicação de soluções inovadoras,” disse Laurynas Šišovas, vice-decano de Comunicação, Internacionalização, Alumni e Parcerias do AGAI. “Isso pode incluir materiais mais avançados, sistemas de energia mais eficientes ou funções de controle autônomo, que seriam aplicáveis ao desenvolvimento de uma nova geração de aeronaves.”

O projeto será liderado por Nerijus Česnaitis, engenheiro aeronáutico e gerente da Base de Prática de Engenharia Aeronáutica do AGAI. A aeronave contará com um perfil aerodinâmico de asa exclusivo, desenvolvido por Eduardas Lasauskas, ex-chefe do Departamento de Aeronáutica do instituto.

A construção do avião combinará conhecimentos de engenharia mecânica aeronáutica e aviônica, abrangendo os principais programas educacionais do AGAI. A iniciativa também acompanha a declaração do Parlamento Lituano, que instituiu 2025 como o Ano dos Desenvolvedores da Aviação Lituana. O projeto reforça o compromisso do país em investir no futuro da aviação sustentável e inovadora.

Fonte
Aeroflap

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo