Tecnologia

ZeroAvia faz história em primeiro voo com o maior avião movido a hidrogênio do mundo

A ZeroAvia, colocou hoje (19) nos céus, a maior aeronave do mundo até o momento alimentada com um motor movido a hidrogênio.

A aeronave responsável pelo feito foi um Dornier 228 de 19 lugares, apelidado de HyFlyer II. O avião conta uma adaptação especial nas asas, tendo o motor a hidrogênio de 600kW (ZA600) localizado na asa esquerda, enquanto Honeywell TPE-331 fica na asa direita.

A campanha de testes de voo visa a certificação de licença de voo por meio de requisitos rigorosos da autoridade de aviação civil britânica (CAA). Significando uma maturidade dos processos e abordagens de projeto da empresa e sua proposta para prosseguir com uma certificação comercial completa dos seus motores a hidrogênio.

O programa HyFlyer II conta com incentivos do Governo do Reino Unido, que apoia o desenvolvimento de motores de emissão zero de carbono, mais especificamente para aeronaves de 9 a 19 assentos. Agora, a ZeroAvia deve finalizar a certificação do ZA600 ainda em 2023, o que é fundamental para desdobrar o desenvolvimento da mesma tecnologia para aeronaves maiores, de até 90 lugares.

A ZeroAvia agora trabalhará em direção à sua configuração certificada, a fim de fornecer a nova tecnologia em aviões comerciais de pequeno porte com a nova tecnologia até 2025. Até lá, o Dornier 228 realizará uma série de voos a partir de Kemble, incluindo demonstrações em outros aeroportos.

Com o voo histórico de hoje, ZeroAvia concluiu mais um marco comercial significativo, incluindo um pedido de motor da American Airlines e um acordo de parceria com a Textron Aviation. Com 1.500 motores em pré-venda, a ZeroAvia possui acordos com 7 fabricantes de aeronaves, empresas de combustíveis e aeroportos espalhados pelo mundo.

Há dois anos, A ZeroAvia realizou o primeiro voo com um motor movido a hidrogênio (250kW) com um Piper Malibu.

 

Fonte: Aeroflap 19/02/2023

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo