Wi-Fi para voos terá capacidade para realizar videoconferências
A Honeywell Aerospace, fornecedora de soluções para aeronaves, está lançando um hardware que trará conexão Wi-Fi para aviões a partir da rede de satélites de banda larga da Inmarsat, a Global Xpress. Chamado de JetWave, a solução ainda está em fase de certificações e acabou de receber a aprovação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos para o Boeing 757. A intenção é que o Wi-Fi Jet Conex, serviço a ser disponibilizado pela Inmarsat, esteja disponível para passageiros ainda este ano.
O presidente da Honeywell Brasil, Ben Driggs, explica que a solução trará disponibilidade de rede de alta velocidade durante todo o voo, permitindo que os passageiros possam navegar na Internet à vontade e realizar, inclusive, videoconferências. De acordo com ele, isso será possível devido aos três satélites da Inmarsat, que cobrem todo o globo, exceto as camadas polares. Um quarto satélite será lançado pela companhia no segundo semestre de 2016 para aumentar a capacidade de rede.
Mas não serão só os passageiros os beneficiados com a nova solução. Driggs afirma que o Jet Conex trará maior disponibilidade de dados para serem analisados, podendo ser possível rastrear e analisar partes específicas da aeronave, como freios ou outros componentes mecânicos. “Nós podemos criar recursos mais inteligentes e seguros de manutenção preditiva para companhias aéreas”, afirma. Outra possibilidade é disponibilizar dados climáticos em tempo real para os pilotos, o que facilitará seu plano de voo.
Com relação a segurança, o executivo garante que o JetWave não atrapalhará os sistemas dos aviões. “A Honeywell está em conformidade com as políticas estabelecidas pelas autoridades reguladoras da aviação em várias regiões”, afirma Driggs.
Ainda segundo ele, já existem companhias aéreas interessadas no Wi-Fi Jet Conex, como a asiática Singapore Airlines, que em breve disponibilizará a solução aos passageiros. A Vietnam Airlines e a alemã Lufthansa também escolheram o serviço da Inmarsat. Já a Air China assinou um memorando de entendimento com a Honeywell para começar a testar o Wi-Fi nas aeronaves A330 da companhia.
Fonte/Imagem: Ipnews (22/01/2016)