Tecnologia

Número de aviões com conexão à web pode mais que triplicar até 2020

Usar a internet dentro do avião tem se tornado um hábito comum e deve ficar mais fácil ainda nos próximos cinco anos. Segundo a empresa de pesquisa Juniper Research, o número de aviões equipados com essa tecnologia vai passar de 3,2 mil em todo o mundo em 2015, para 10,4 mil em 2020.

Segundo a associação que reúne as companhias aéreas, a IATA, a frota de aviões voando no mundo tem crescido a uma média de 3% ao ano. A expectativa é que até o fim do ano sejam quase 27 mil aeronaves. Mantido esse ritmo, o número pode passar de 31 mil em 2020.

De acordo com a Juniper, além da demanda por parte dos passageiros, o barateamento dos equipamentos e a oferta desse tipo de tecnologia pelos próprios fabricantes de aeronaves, vai facilitar a conexão nos vôos. Outro impulsionador é a maior disponibilidade de tecnologias de comunicação com os aviões, seja por meio de satélites ou a partir do solo (Air-To-Ground, ou ATG).

Uma questão destacada pela Juniper é a da segurança. Na medida em que liberam o uso de aparelhos dos próprios viajantes, elas se expõem a riscos, já que não têm conhecimento do que está instalado em cada um deles e quem está operando o aparelho. “As companhias aéreas devem se preocupar com todo tipo de risco, incluindo o fato de algum passageiro mal-intencionado tentar invadir os sistemas do avião, o que pode ter consequências desastrosas”, disse o analista Gareth Owen, da Juniper.

 

Fonte: Valor Econômico (24/11/2015)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo