Tecnologia

GE testou novo motor turboélice com peças impressas em 3D

A GE concluiu recentemente os primeiros testes com o novo motor turboélice da empresa. O projeto e os testes estão sendo conduzidos pela unidade da GE na Europa, localizada em Praga (República Checa).

Cerca de 400 especialistas em engenharia, engenharia e materiais da GE na República Tcheca, Itália, Alemanha, Polônia, Estados Unidos e outros países passaram os dois últimos anos desenvolvendo o motor. Mais de um terço do motor denominado  Advanced Turboprop, ou ATP, é impresso em 3D a partir de ligas avançadas.

A impressão em 3D e as dúzias de outras novas tecnologias utilizadas pela primeira vez em um motor de turboélice permitiram que a equipe combinasse 855 componentes separados em apenas 12, raspasse mais de 100 libras de peso, melhorasse a queima de combustível em até 20%, ganhou mais de 10% de força e manutenção simplificada.

Os trabalhadores da fábrica passaram o outono montando o primeiro motor ATP em uma sala especial ao lado da célula de teste. No início de dezembro, a equipe cuidadosamente carregou o novo motor em um carrinho especial e moveu-o pelo corredor até a célula de teste. Até então, o grupo que incluia engenheiros da empresa de aviação italiana Avio Aero, que já está imprimindo peças para motores a jato. A GE adquiriu a Avio Aero em 2013.

Dentro da célula, o time conectou o ATP a um freio de água boxy, que simula o torque causado pela hélice e conectou o motor a tubos que fornecem ar, combustível e óleo.

Eles também anexaram centenas de fios, tubos e cabos ao motor, levando a sensores localizados em armários cinza e metálicos ao longo da parede. Os sensores coletam informações sobre vibrações, torque, impulso e outras entradas. A célula de teste também possui inúmeras câmeras que mantêm um olho em vazamentos de combustível e óleo.

Os dados dos sensores viajam para grandes servidores de computadores localizados em um andar acima da célula. Os servidores já detêm informações recolhidas pela GE de testar componentes individuais do motor no último ano. Por exemplo, a equipe da ATP testou o compressor com as palhetas variáveis ​​em uma plataforma customizada especial, localizada na Universidade Técnica de Munique. “Podemos empurrá-lo para o ponto de parada e testar todo o alcance operacional”, disse Rudolf Selmeier, um dos engenheiros da GE envolvidos na execução dos testes.

A GE planeja construir um total de 12 veículos de teste ATP e testá-los em várias células de teste especializadas em toda a Europa e Canadá. A empresa realizará uma bateria de testes nos próximos dois anos, antes que o motor possa ser certificado pelas autoridades governamentais para o vôo de passageiros. Os testes incluem testes de desempenho e alta vibração. A GE também testará o motor em uma altitude ainda este ano.

Fonte: GE 02/01/2018

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo