Flapper anuncia que vai transformar Grand Caravans em aviões elétricos
A Flapper, plataforma brasileira de fretamento aéreo sob demanda líder na América Latina, e a magniX, empresa que impulsiona a revolução da aviação elétrica, anunciaram hoje, 16, um acordo no qual a Flapper irá adquirir até 20 unidades de propulsão elétrica (EPUs) magni650 para a conversão do modelo Cessna Grand Caravan em aeronave elétrica.
Atualmente, a Flapper usa aeronaves Caravan em seus serviços regulares no Estado de São Paulo e em voos de carga na América Latina. Em parceria com a magniX, a empresa tem como objetivo reduzir os custos operacionais e as emissões de carbono e, ao mesmo tempo, ativar as rotas antigas abandonadas pela aviação regional.
“Estamos entusiasmados com a parceria realizada com a magniX, líder na indústria de aviação elétrica internacional”, afirma Paul Malicki, CEO da Flapper. “Juntos, vamos trabalhar para promover uma aviação mais limpa, econômica e que tenha como prioridade a segurança”, conta o executivo.
A tecnologia de propulsão oferecida pela magniX mostrou uma capacidade comprovada de impulsionar uma variedade de aeronaves diferentes, incluindo o turbo-hélice mais popular do mundo, o Cessna Grand Caravan. Com altos níveis de confiabilidade, desempenho incomparável e praticidade operacional, as EPUs da magniX podem trabalhar com várias fontes de energia, incluindo as baterias e as células de combustível.
“Nosso acordo com a Flapper abre caminho para o transporte aéreo de passageiros e cargas com zero emissão de carbono no Brasil e na América Latina”, comenta Roei Ganzarski, CEO da magniX.
“Com a eletrificação dos aviões do modelo Caravan, não estamos apenas proporcionando um transporte mais limpo, mas abrindo o acesso aos aeroportos que não são mais utilizados devido aos ruídos das aeronaves tradicionais. Juntas, nossas empresas estão inaugurando a nova Era dos voos elétricos em uma das regiões mais populosas do mundo”, finaliza o executivo.
Como parte do contrato, a Flapper ajudará a magniX no planejamento, revisão e coordenação de todos os aspectos dos processos de certificação, de acordo com os pré-requisitos das autoridades locais da aviação civil. Entre os principais compromissos estão fornecer consultoria técnica e a realização de testes de voos para demonstrar conformidade com a aviação civil. O lançamento está previsto para 2024.
A Flapper afirma ter um know-how tecnológico bastante avançado, no qual conta atualmente com 270.000 usuários cadastrados no app, oferecendo mais de 800 aeronaves com controle de segurança para pouso e decolagem no espaço aéreo.
O objetivo da empresa é neutralizar as emissões de carbono até 2025 e trabalhar ativamente com empresas, como a magniX, para redução das emissões de carbono. Embora a aviação executiva seja responsável por pouco mais de 0,6% de todas as emissões de CO2, é considerada estratégica em termos da futura aplicação de novas tecnologias com impactos reduzidos no meio ambiente.
Fonte: AeroIn 16/11/2021