Equipamento neurológico promete melhorar a segurança de voo
Um equipamento que está sendo desenvolvido para tratamento de distúrbios neurológicos também reúne, potencialmente, recursos para combater uma preocupação recorrente na segurança de voo: a prevenção e a recuperação de atitudes anormais de voo (UPRT na sigla em inglês).
A ReNeuro Robotics, uma empresa de neuroengenharia de Dallas, está trabalhando para obter a certificação para um dispositivo rotativo de três eixos para assistir o tratamento clínico de traumas cerebrais e outras anomalias.
Ao programar uma série específica de rotações em torno dos eixos de rolamento, arfagem e/ou guinada, o equipamento oferece estímulo vestibular e ocular para áreas específicas do cérebro, para restaurar as conexões das sinapses. Estes recursos também permitem à máquina recriar parafusos em voo, estóis, e outras atitudes anormais com um grau maior de precisão do que a possível nos simuladores de voo de movimento total.
“Mesmo os simuladores mais avançados (Nível–D) não oferecem a sensação real de uma entrada em parafuso, ou as forças “g” quando da reação de recuperação de uma atitude anormal”.
A ReNeuro procura parceiros para adaptar o dispositivo rotativo ao treinamento aeronáutico e já despertou o interesse de algumas empresas presentes na última Heli-Expo.
Fonte: Aeromagazine 29/03/2017