Código aberto para aviônicos promete facilitar atualização de cabine
A GE lançou um projeto de desenvolvimento conjunto com a BAE Systems, a Rolls-Royce, a Coventry University e a University of Southampton para a chamada cabine de comando aberta. O conceito é uma alusão ao chamado open source, o modelo de desenvolvimento de licenciamento livre para o design e estruturação de um produto.
Embora aeronaves comerciais voem durante décadas, o alto custo das mudanças e certificações quando da adoção de uma nova tecnologia para a cabine de comando pode criar uma barreira impenetrável. Uma arquitetura aberta poderá definir os padrões e interfaces para permitir o desenvolvimento de aplicativos funcionais muito mais simples.
A GE foi uma das pioneiras em sistemas aviônicos abertos, como os existentes no Boeing 787 e nos Gulfstream G500/600. O conceito cabine de comando aberta pode impactar no custo de certificação diante da necessidade de um upgrade regular nas aplicações.
A GE desenvolveu uma plataforma aberta para o sistema de aviônicos do Boeing 787 que permite aos fornecedores agregar módulos a uma plataforma geral, conferindo ao fabricante da aeronave a flexibilidade para fazer o upgrade do sistema ou selecionar os melhores fornecedores para subsistemas individuais.
Fonte: Aeromagazine 21/06/2017