Carro voador Transition é autorizado nos EUA
Misto de automóvel com avião, Terrafugia Transition recebeu o certificado de Special LSA da agência de aviação dos EUA
A Terrafugia, empresa dos EUA que produz o carro voador Transition, atingiu um importante marco nesta semana ao obter um certificado de aeronavegabilidade para seu misto de automóvel com avião. O veículo foi homologado pela agência de aviação civil dos EUA (FAA) na categoria “Special Light-Sport Aircraft” (Special LSA).
Como explica o fabricante, o carro-avião é projetado para atender os padrões de segurança da FAA e da Administração Nacional de Segurança Rodoviária e Tráfego (NHTSA) dos EUA, órgão equivalente ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) do Brasil.
O veículo que recebeu o certificado da FAA é autorizado apenas para voo, explica o fabricante. Portanto, é um carro voador autorizado a voar, mas ainda sem permissão do NHTSA para rodar em ruas e estradas dos EUA. Ele ainda não foi equipado com airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESP), itens de segurança obrigatórios nos EUA.
A categoria Special LSA da agência americana é equivalente a classe “ALE especial” (Aviões Leves Esportivos especial) da ANAC no Brasil. É uma categoria (tanto nos EUA como no Brasil) acima da aviação experimental “raiz” (a categoria ALE Experimental), com aviões podem ser montados e modificados pelos próprios operadores.
Pela definição da agência brasileira, a categoria ALE especial compreende aeronaves que devem ser entregue ao operador totalmente prontas e configuradas para o uso. A manutenção deve ser executada sempre por empresas certificadas ou mecânicos habilitados, e o modelo não pode ser modificado sem aprovação do fabricante ou da autoridade de aviação civil.
A fabricante diz que o modelo certificado representa uma versão inicial do Transition e que mais evoluções devem ser incorporadas no projeto. A empresa espera ter o carro voador totalmente certificado para voar e rodar em estradas em 2022.
“Estamos entusiasmados por ter atingido nossa meta de um certificado de aeronavegabilidade para a versão inicial”, disse Kevin Colburn, vice-presidente e gerente geral da Terrafugia. “Durante um ano pandêmico extremamente desafiador, nossa equipe permaneceu focada e melhorou nosso sistema de qualidade, concluiu os aspectos críticos do projeto, construiu o veículo, completou 80 dias de testes de voo, entregou 150 documentos técnicos e passou com sucesso na auditoria da FAA. Esta é uma grande conquista que cria ímpeto na execução de nossa missão de entregar o primeiro carro voador prático do mundo.”
Fonte: Airway 28/01/2021