Airbus propõe cabine modular para mudar a aviação
A Airbus está querendo inovar a forma de voar, com aeronaves que podem ser configuradas de diferentes formas e variando de acordo com as necessidades dos viajantes e clientes. Chamada de Transpose, a ideia da fabricante é criar aviões com interior modulável e pré-equipados – por patrocinadores ou não -, onde quartos, restaurantes, bares e outros espaços poderão ser montados e desmontados.
O projeto está sendo desenvolvido pela A3, uma centro de desenvolvimento de tecnologia da Airbus, no Vale do Silício, nos Estados Unidos. O projeto é proposto para aeronaves de grande porte, como o A330. A Airbus afirmou que se a ideia atrair muitos interessados, poderá fabricar aviões específicos para essa configuração, no futuro.
Para o Aviation Week, o diretor responsável pelo projeto, Jason Chua disse que apesar de antigo, o que torna o projeto diferente é a forma em que ele é feito. “O que faz o Transpose diferente é que não exigimos um tipo completamente novo de aeronave ou o redesenho fundamental da infra-estrutura, só alguns ajustes”. Sobre a ausência de janelas, Chua disse que esse detalhe será contornado com um sistema de iluminação por LEDs.
“Tudo pode ser modular, ou você pode misturar com uma cabine convencional”, disse Chua. “Você pode projetar a aeronave para ser em grande parte modular e também manter os serviços convencionais. Todos os módulos irão atender aos requisitos de táxi, decolagem e pouso, com assentos certificados para passageiros.”
A Airbus e a A3 já iniciaram a construção de um mockup de uma cabine Transpose com 45 metros de comprimento. A maquete em escala real será usada para realizar estudos sobre a integração de sistemas e demonstrações do conceito. Os primeiros testes em voo devem acontecer em 2019.
Fonte: Panrotas 14/12/2016