Sikorsky validou com sucesso sistema aéreo não tripulado (UAS) alimentado por baterias
Aplicações de futuras aeronaves de asa soprada de rotor UAS incluem busca e salvamento, monitoramento de combate a incêndio, resposta humanitária e vigilância de oleodutos

A Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin, validou com sucesso o controle avançado para voar um sistema aéreo não tripulado (UAS) de “asa soprada por rotor” nos modos helicóptero e avião. Alimentado por baterias, o protótipo de rotor duplo de 115 libras (52 kg) demonstrou estabilidade operacional e manobrabilidade em todos os regimes de voo, e o potencial para escalar o design exclusivo de decolagem e pouso vertical (VTOL) para tamanhos maiores que exigem propulsão híbrida-elétrica.
Inovação Avançada
A Sikorsky Innovations, o grupo de prototipagem rápida da empresa, lidera o esforço para desenvolver e amadurecer o design da asa soprada do rotor. Em pouco mais de um ano, a Sikorsky Innovations progrediu por meio do design preliminar, simulação, voo amarrado e não amarrado para reunir dados aerodinâmicos, de controle de voo e de qualidade.
O avanço foi alcançado em janeiro de 2025 com a aeronave de envergadura composta de 10,3 pés quando a Sikorsky Innovations concluiu com sucesso mais de 40 decolagens e pousos. Notavelmente, a aeronave realizou 30 transições entre os modos helicóptero e avião, a manobra mais complexa exigida do projeto. No modo de voo horizontal, a aeronave atingiu uma velocidade máxima de cruzeiro de 86 nós. Testes simultâneos em túnel de vento foram conduzidos em um modelo em escala 1:1, fornecendo validação valiosa das leis de controle recentemente desenvolvidas, correlacionando-as com dados experimentais do mundo real.
Aplicações de futuras aeronaves de asa soprada de rotor UAS incluem busca e salvamento, monitoramento de combate a incêndio, resposta humanitária e vigilância de oleodutos. Grandes variantes permitirão inteligência de longo alcance, vigilância e reconhecimento, e missões de equipe de drones pilotados (equipe tripulada/não tripulada).
Todas as variantes de asas rotativas incluirão o sistema autônomo de voo MATRIX da Sikorsky para navegar a aeronave durante o voo.
Família de Sistemas
O projeto de asa soprada por rotor é de uma futura família de sistemas em desenvolvimento pela Sikorsky. A família incluirá UAS VTOL com asas e aeronaves de rotor principal único.
Também em desenvolvimento pela Sikorsky está um demonstrador híbrido-elétrico (HEX) de 1,2 megawatt configurado com uma asa inclinada e uma fuselagem para transportar passageiros ou carga por longas distâncias. Espera-se que um banco de testes do sistema de energia HEX demonstre capacidade de pairar em 2027.