NotíciasRegulamentação
Tendência

Seminário debaterá futuro do mercado de carbono e SAF na aviação latino-americana

Encontro acontecerá em Brasília no dia 12/11, às 8h30 e discutirá oportunidades para reduzir emissões de CO2 e desenvolver uma indústria regional de combustível sustentável

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) promoverá o Seminário sobre Perspectivas de Mercado de Carbono e Combustível Sustentável de Aviação (SAF) na América Latina no dia 12 de novembro, das 8h30 às 15h, no auditório da sede da Anac, em Brasília (DF). No evento, especialistas debaterão os desafios e oportunidades para o desenvolvimento de uma indústria de SAF na região, além de abordar os esforços para reduzir as emissões de CO2 no setor aéreo. Para se inscrever, os interessados devem enviar uma mensagem para o e-mail eventos@anac.gov.br.

Com o aquecimento global chegando a níveis críticos no século XXI, a Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci) e a indústria da aviação definiram uma Meta Aspiracional de Longo Prazo (LTAG) para reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa a zero até 2050. Essa meta faz parte de uma iniciativa internacional para tornar o setor aéreo mais sustentável, apoiada por melhorias tecnológicas, operacionais e pelo uso de SAF. Além disso, os mercados de carbono desempenham um papel essencial, com os estados monitorando e compensando as emissões por meio da medida Carbon Offsetting and Reduction Scheme (Corsia), o primeiro mecanismo global de compensação de carbono para o setor.

O seminário analisará como a América Latina pode contribuir para essas metas, equilibrando o crescimento da indústria de aviação, essencial para o desenvolvimento econômico regional, com a redução das emissões de CO2. Historicamente, os países latino-americanos têm se destacado como fornecedores de produtos primários, e a criação de uma indústria de SAF na região surge como uma oportunidade para gerar empregos técnicos e contribuir para os objetivos globais de redução de emissões. A região também possui grande potencial para fornecer créditos de carbono provenientes de suas florestas.

O evento será dividido em três painéis principais. O primeiro tratará das estratégias de compensação de emissões, enquanto o segundo apresentará as iniciativas dos estados latino-americanos para desenvolver um marco regulatório para o SAF. O terceiro painel trará a perspectiva do setor privado sobre investimentos e o desenvolvimento de plantas de SAF no Brasil, discutindo as perspectivas atuais para essa indústria emergente.

O seminário proporcionará um espaço para que representantes dos governos, setor privado e instituições de investimento possam compartilhar suas experiências e fortalecer os esforços conjuntos para atingir as metas de redução de emissões líquidas a zero no setor aéreo e promover o crescimento econômico sustentável na América Latina.

Fonte
ANAC

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo