Semana da Qualidade da Informação traz debates da agenda setorial de 2024
Evento organizado pela Anac reúne acadêmicos e executivos do setor aéreo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) promoveu a Semana da Qualidade da Informação 2024, entre os dias 7 e 11 de outubro, na sede da Agência em São Paulo (SP). O evento presencial reuniu autoridades e especialistas do setor aéreo para buscar soluções e discutir o futuro da aviação no Brasil e América Latina.
No primeiro dia do evento, as discussões contaram com a participação de entidades como a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) e a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta). A presidente da Abear, Jurema Monteiro, destacou temas da agenda setorial de 2024 que foi marcada pelo transporte de pets, o esforço do setor para viabilizar operações civis em aeródromos militares diante das enchentes no RS, a jornada da descarbonização e o potencial do Brasil em se tornar o grande produtor de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) do mundo.
Outro ponto de destaque foi o desafio de atingir a marca de 120 milhões de passageiros transportados no país, diante do aumento de custos gerados pelas recentes crises globais. A meta exigirá planejamento e coordenação, além de políticas públicas mais consistentes, como a disponibilização de linhas de crédito com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), conforme previsto na nova Lei Geral do Turismo. O diretor-geral da Iata no Brasil, Dany Oliveira, expôs uma perspectiva global sobre a recuperação do setor pós-pandemia e o crescimento do tráfego aéreo doméstico no Brasil, que figura como um dos maiores do mundo. Oliveira destacou a importância de resolver questões como a instabilidade jurídica e econômica para atrair mais investidores estrangeiros ao país.
Já o segundo dia foi voltado para pesquisas acadêmicas, com representantes do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e PSP Hub e Pezco Economics. O professor Alessandro Oliveira, do ITA, apresentou análises das privatizações aeroportuárias em que a Pesquisa de Satisfação do Passageiro (PSP), elaborada e aplicada pela SAC, foi insumo importante para o estudo, pois o resultado influencia no reajuste tarifário dos operadores aeroportuários, índice que é definido anualmente. Os achados indicam relação entre a idade, nível de escolaridade e a frequência de viagens com o nível de satisfação dos passageiros. Quanto maior a idade, menor a satisfação com o aeroporto e quanto menor a escolaridade, maior a satisfação. Passageiros frequentes tendem a apresentar satisfação menor do que os que viajam pela primeira vez ou com frequência menor.
Os pesquisadores Francisco Alves, Ana Beatriz Rebouças Eufrásio, Gabriel Lessa e Marcus Vinícius do Nascimento, também do ITA, apresentaram seus estudos. Francisco analisou a demanda de voos regionais, e mostrou como o Produto Interno Bruto (PIB) regional, a oferta de assentos e o preço de tarifas impactam a demanda. Ana Beatriz trouxe estudos voltados à relação entre rotas aéreas e probabilidades de atrasos, enquanto Gabriel abordou a influência do peso e tamanho da bagagem na eficiência do transporte aéreo. Já Marcus Vinícius apresentou um modelo integrado de avaliação da eficiência aeroportuária, com a utilização de machine learning, que analisa como a satisfação do passageiro em relação a estabelecimentos comerciais no aeroporto impacta na capacidade de geração de receita não aeronáutica.
Ao longo do evento, a Anac orientou o setor regulado em relação a temas relevantes como o Sistema de Registro de Operações (Siros) e o Sistema de Acompanhamento e monitoramento de slots. Outro ponto alto foi a palestra sobre a experiência do passageiro, baseada em pesquisa da Anac sobre a percepção dos usuários no transporte aéreo, além da experiência da operadora aeroportuária Aena, priorizando o atendimento de passageiros em cadeira de rodas.
A Semana da Qualidade da Informação ainda trouxe debates sobre mitigação de riscos, contratos aeroportuários, dados estatísticos, contábeis, volatilidade da tarifa aérea e o futuro da aviação na América Latina.
Sobre a Semana da Qualidade da Informação
O evento faz parte da Ação Nacional de Aviação Civil, iniciativa instituída em 2011 pela Anac com objetivo de disseminar informações e conhecimentos sobre o transporte aéreo e aumentar a proximidade da Agência com seus principais públicos, entre eles, profissionais, empresários, estudantes, pesquisadores ligados à aviação civil e demais interessados.