
Divulgado durante o Paris Air Show de 2025, a pesquisa bienal “Aviation Talent Forecast” (Projeções sobre Transportes Aéreos) da empresa canadense CAE afirma que cerca de 1.5 milhão de novos profissionais da aviação serão necessários em todo o mundo até 2034, aumentando exponencialmente a pressão sobre as companhias aéreas e órgãos reguladores regionais no processo de recrutamento e treinamento de trabalhadores do setor.
A edição abrangente de 2025 do relatório projeta que 1.465.000 profissionais especializados na da aérea, entre pilotos, técnicos, tripulantes e controladores de tráfego aéreo serão necessários nos próximos nove anos para atender à crescente demanda por viagens aéreas e substituir as centenas de milhares de profissionais da aviação que se aposentarão ou deixarão esse segmento de mercado.
A estimativa deve levar as companhias aéreas e agências reguladoras do setor, tais como a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), para o limite de suas capacidades administrativas, com ambos os setores público e privado se concentrando no desenvolvimento da próxima geração de talentos da aviação em todas as categorias.
A previsão da CAE para 2034 relata que serão necessários, entre outros números, 267.000 pilotos e copilotos, 347.000 técnicos de manutenção de aeronaves e componentes e 678.000 tripulantes de cabine – com a maior porcentagem dessas vagas sendo necessária para atender à crescente demanda na região Ásia-Pacífico. Além disso, espera-se que 102.000 profissionais da aviação executiva sejam necessários em todo o mundo nos próximos anos, incluindo 33.000 pilotos e 69.000 técnicos de manutenção de aeronaves.
Somente para a América do Sul, se espera que sejam 19.000 novos postos para pilotos, 33.000 para técnicos especializados na manutenção de aeronaves, 37.000 vagas para tripulantes de cabine e 6.000 para controladores de tráfego aéreo especializados.
“A necessidade de 1,5 milhão de novos profissionais da aviação até 2034 é impulsionada pela demanda recorde por viagens aéreas e por uma onda significativa de aposentadorias prevista para todas as categorias”, explica Marie-Christine Cloutier, Vice-Presidente de Estratégia, Desempenho, Serviços de Tráfego Aéreo e Marketing da CAE.
Ela completa, afirmando que “com a expectativa de que as frotas de aviação comercial e executiva apresentem aumento de dois dígitos nos próximos 10 anos, o setor precisa tomar medidas para atrair, treinar e reter pessoal. Profissionais da aviação altamente qualificados não são apenas uma necessidade para a segurança do sistema de transporte aéreo, mas também a base para a expansão bem-sucedida e a resiliência do setor global da aviação”.
Cabe afirmar que o “Aviation Talent Forecast” é uma ferramenta estratégica e termômetro para stakeholders de todo o ecossistema da aviação, que analisa a futura demanda por talentos, os impulsionadores dessa demanda e estratégias práticas que o setor pode adotar para atrair e reter talentos.
O relatório também oferece perspectivas profundas sobre a transformação do setor por meio de treinamento avançado, práticas sustentáveis e aquisição de talentos por formas convencionais e não-convencionais, destacando como a tecnologia, a sustentabilidade e a diversidade estão moldando o futuro do setor e fortalecendo os canais de entrada para novos profissionais no setor.