Projeto Anacpédia tem parceria firmada entre a Anac e o Decea no Rio de Janeiro, no dia 6/11
Plataforma online e gratuita já foi acessada em 63 países e é uma fonte oficial de consulta sobre termos e palavras técnicas usadas na aviação
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinou, no dia 6 de novembro, o Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Força Aérea Brasileira para viabilizar ações do projeto Anacpédia. O acordo tem o objetivo de promover um maior diálogo entre as instituições, trazendo, assim, benefícios para todos.
Desenvolvida pela Anac com a colaboração do Decea, o Anacpédia é uma plataforma online que funciona como um dicionário de terminologias utilizadas na aviação. A explicação desses termos na plataforma auxilia em treinamentos e ações educativas realizadas em português, inglês e espanhol, além de conter mais de 10 mil termos e siglas.
O objetivo central da plataforma é unificar e harmonizar as terminologias usadas na aviação para preparar profissionais, técnicos e estudantes que falam português a compreenderem as definições em diferentes linguagens, pois os termos usados na aviação são raros na língua portuguesa, possibilitando uma maior abrangência de conhecimento na área.
A parceria estabelecida entre os órgãos impulsiona e ajuda a desenvolver a plataforma, que tem o objetivo de facilitar o intercâmbio de informações e integrar as linguagens para fortalecer o conhecimento de quem quer se aprimorar nos assuntos relacionados à aviação, além de ser uma base de conhecimento para a sociedade em geral. A plataforma já foi acessada em mais de 60 países e, atualmente, contabiliza mais de 9 mil acessos.
O Anacpédia é uma ferramenta de fácil uso, online e gratuita e de acesso público para todos os brasileiros e estrangeiros.