Prazo da tomada de subsídio sobre modernização de equipamentos de inspeção nos aeroportos é estendido
Contribuições podem ser enviadas até 5 de novembro
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prorrogou o prazo para envio de contribuições na tomada de subsídios sobre a modernização dos equipamentos de canais de inspeção, parte do projeto Aeroportos + Seguros. Interessados agora têm até o dia 5 de novembro para participar, por meio do formulário disponível no portal Participa + Brasil.
O objetivo do projeto Aeroportos + Seguros é promover ações e investimentos que aumentem a segurança contra atos de interferência ilícita (avsec), modernizando os equipamentos, tecnologias e procedimentos de inspeção utilizados nos aeroportos brasileiros. A tomada de subsídios foi lançada para antecipar preocupações do setor e avaliar os possíveis impactos dessas modernizações, com foco em direcionar a implementação de tecnologias mais eficientes e seguras. As tecnologias abarcadas na primeira etapa do projeto são:
- Escaneamento corporal;
- Equipamento de raios x dual view;
- Tomografia computadorizada;
- Sistema automático avançado de controle de bagagens (ATRS);
- Software de reconhecimento de ameaças;
- Supervisão remota de inspeção;
- Sistema de inspeção de líquidos;
- Equipamento detector de explosivos.
A proposta busca ampliar a segurança e a eficiência dos canais de inspeção, impactando positivamente a experiência de passageiros e a operação dos aeroportos. Participe até 5 de novembro de 2024 e contribua com o futuro da segurança nos aeroportos brasileiros.