InfraestruturaNotícias

Obras de ampliação do Aeroporto de Sinop (MT) estão agilizadas e em ritmo acelerado

A obra proporcionará ao aeroporto uma nova estrutura, muito mais ampla e moderna

Na manhã da última quarta-feira (23), o prefeito de Sinop (MT), Roberto Dorner, visitou as obras de ampliação do Aeroporto Municipal João Batista Figueiredo e destacou a agilidade com que os trabalhos estão seguindo.

O prefeito sublinhou também que o aeroporto é atualmente a principal porta de entrada para a cidade, com diversos voos operando, e expressou sua satisfação pelo ritmo acelerado da obra. “Sinop merece estar recebendo essa obra fenomenal, que vem de encontro com o anseio de todos os munícipes”, destacou, durante a visita.

Para o prefeito, quando pronta, essa obra proporcionará mais qualidade aos usuários do aeroporto que, no ano passado, registrou uma movimentação histórica e, neste ano, deve voltar a ter números expressivos. “No passado, o nosso aeroporto bateu o recorde histórico e esse ano com certeza vai bater de novo, porque a cidade está crescendo cada vez mais. Muitas pessoas vêm para Sinop para trabalhar, desenvolver algumas obras aqui e acabam ficando em nossa cidade. Temos voos para São Paulo, Cuiabá, Brasília e, recentemente, recebemos a notícia de que vai ter um voo especial e direto para Porto Seguro. Isso é muito importante na nossa cidade e para toda a região que vem se beneficiar dessa estrutura que está aqui”, acrescentou.

Lançada em março pela Centro-Oeste Airports (COA), concessionária que administra o terminal, a obra proporcionará ao aeroporto uma nova estrutura, muito mais ampla e moderna, para atender a população tanto de Sinop quanto da região e engloba um terminal terá 6 mil metros quadrados, (atualmente é de 1,5 mil metros quadrados), novo acesso viário, ampliação da pista de pouso e decolagem e do pátio de aeronaves, com aumento de capacidade operacional, além de novo estacionamento para veículos.

A visita foi acompanhada, também, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves. “Aqui estamos diante de 6 mil metros quadrados de obra construída, então, é uma ampliação gigantesca, onde aqueles 1,2 mil devem ficar apenas com a parte administrativa. Outro anseio da população é a ampliação do estacionamento. Nós sabemos que com esse grande volume de pessoas, além de uma grande base de estrutura de aeroporto, esse estacionamento é esperado. Então, o prefeito tem pedido para que a gente sempre acompanhe essa obra, prestando contas a ele. A COA está fazendo um excelente trabalho e queremos aqui parabenizar e dizer a população que vamos continuar acompanhando essa obra porque até dezembro é para estar pronta”, disse.

Movimentação
Em 2022, dados divulgados pela concessionária apontam que 309 mil passageiros passaram pelo aeroporto João Batista Figueiredo, aumento de 78,74% em relação a todo ano de 2021, sendo o maior movimento de passageiros da história do terminal. Os meses de novembro e dezembro foram os períodos com maiores movimentações. Já em 2023, somente no primeiro semestre, dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) apontam que cerca de 162,2 mil passageiros passaram pelo aeroporto, resultado de 79,6 mil embarques e 82,6 mil desembarques de passageiros no período de janeiro a junho.

História
O aeroporto municipal foi inaugurado em 2008 e teve seu contrato de concessão assinado em 2019. A partir de então, passou a ser administrado pela Centro Oeste Airports. Atualmente, conta três companhias operando com voos diários (Latan, Gol e Azul) e regulares para Cuiabá, Viracopos (SP) e Guarulhos (SP), por exemplo, e, a partir de dezembro, terá uma nova rota com voo inédito, partindo de Sinop, com destino a Porto Seguro, Bahia. Esse voo estará disponível em alta temporada, de 16 de dezembro de 2023 a 10 de fevereiro de 2024.

Fonte: AeroIn 24/08/2023

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo