Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
MercadoNotícias
Tendência

Movimentação aérea na região Sul do Brasil mantém crescimento em novembro de 2025, aponta ANAC

O crescimento na região são impulsionados pelo turismo, negócios e integração regional, refletindo a recuperação econômica e a eficácia das políticas federais para o setor.

Após registrar um aumento histórico em outubro, o setor aéreo na região Sul do país seguiu em expansão no mês de novembro de 2025. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os aeroportos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul somaram 2,38 milhões de passageiros entre embarques e desembarques.

No acumulado de janeiro a novembro, o total atingiu 24,3 milhões de passageiros, o que representa um crescimento de 19,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na comparação mensal, novembro de 2025 superou novembro de 2024 em 17,6%, reforçando a tendência positiva observada no segundo semestre do ano. O volume acumulado também se destaca como o maior já registrado para o período de janeiro a novembro, segundo a série histórica de 25 anos da Anac, superando os impactos negativos causados por eventos climáticos extremos em 2024, especialmente no Rio Grande do Sul.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou que o crescimento consistente na aviação da região Sul é impulsionado pelo turismo, negócios e integração regional, refletindo a recuperação econômica e a eficácia das políticas federais para o setor.

O avanço dos voos internacionais também contribuiu para os resultados positivos, com 1,61 milhão de passageiros movimentados de janeiro a novembro, um aumento de 41,5% em relação ao ano anterior. Chile e Argentina continuam sendo os principais destinos internacionais diretos, concentrando mais de 75% do tráfego externo, consolidando o Sul como um importante eixo de integração aérea na América Latina. Panamá, Portugal e Peru também figuram entre os destinos mais relevantes.

No ranking dos aeroportos mais movimentados, o Aeroporto de Porto Alegre lidera com 6,55 milhões de passageiros, representando 26,9% do total regional. São José dos Pinhais (Curitiba) aparece em segundo lugar, com 5,49 milhões (22,6%), seguido de Florianópolis, com 4,50 milhões (18,5%). Juntos, esses três terminais respondem por cerca de 70% do tráfego aéreo do Sul.

Aeroportos com perfil regional e turístico, como Navegantes e Foz do Iguaçu, também tiveram desempenho expressivo, cada um movimentando cerca de 2 milhões de passageiros. Outros terminais importantes na região incluem Maringá (784,8 mil), Londrina (641,1 mil), Chapecó (578,8 mil), Joinville (485,5 mil) e Cascavel (416,7 mil), evidenciando a capilaridade da malha aérea no Sul do Brasil.

Fonte
AeroIn

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo