Qatar Airways pode trocar A320neo por Boeings
A Qatar Airways ameaça desistir da encomenda de 36 aviões Airbus A320neo e outros 15 A321neo, se persistirem os problemas hidráulicos que estão afetando os primeiros aviões entregues, segundo meios especializados em aviação. O presidente executivo da companhia já teria iniciado conversações com a Boeing, tendo em vista uma eventual substituição da encomenda por aviões 737.
O problema com os A320 são ruídos inesperados devido a um suposto mau funcionamento de uma bomba hidráulica, assim como temperaturas anormais nos sistemas hidráulicos, problemas que poderão ser agravados quando os aparelhos operarem em regiões mais quentes.
O A320 neo, modelo da Airbus que vem sendo alvo de polêmicas
A todos os seus clientes, a Airbus tem respondido que todos os problemas estarão resolvidos no final de julho. A Indigo, companhia de baixo custo da Índia, já recebeu três aviões A320neo, e alegou que o ruído não a preocupa. Já a Lufthansa já tem dois aviões deste modelo em seu portfólio, sem maiores problemas até o momento.
Entretanto, o presidente executivo da Qatar Airways, Akbar Al-Baker, já tinha se manifestado muito descontente com o novo A320neo, não só devido aos problemas com os motores PW1100G-JM, da Pratt & Whitney. A companhia árabe tinha sido escolhida para o lançamento do novo avião, mas recusou receber as primeiras unidades, e a Lufthansa acabou protagonizando o momento.
A Airbus já tem cerca de 20 aviões montados que aguardam a colocação dos motores da Pratt & Whitney, enquanto espera entregar os primeiros com motores LEAP da CFM International no próximo mês de julho, à companhia turca Pegasus Airlines.
Fonte: Panrotas 10/05/2016