Mercado

Gol realiza o primeiro voo carbono neutro do Brasil

A Gol realizou o primeiro voo carbono neutro do Brasil, operando entre Recife e Fernando de Noronha. A experiência foi realizada através da plataforma de crédito de carbono Moss.

Ainda que não tenha sido na prática um voo com emissão zero de poluentes, a parceria entre a Gol e a Moss permite a compensação em forma de créditos de carbono.

Após o pouso do voo G3 1862, em Fernando de Noronha, todos os passageiros foram receberam um certificado verde pela compensação individual de carbono. Produzido em papel semente, o certificado germina se depositado em terra úmida. No voo, foi distribuída água em lata aos passageiros que a solicitaram, atendendo a proibição do uso de recipientes plásticos de pequeno tamanho no arquipélago. Um dos desafios de Fernando de Noronha é o manejo de resíduos, visto a pouca infraestrutura existente nas ilhas e o elevado custo de transportar lixo até os locais apropriados.

Os convidados da Gol circularam em Noronha com carros elétricos cedidos pela Renault, atendendo ao decreto estadual nº 306/2019 (Projeto de Lei Ordinária), que a partir de agosto de 2022 proíbe a entrada na ilha de carros que fazem a emissão de dióxido de carbono. E após 2030, de acordo com o projeto Noronha Carbono Zero 2030, todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel deverão ser retirados do local.

Os voos foram operados com Boeing 737-700, de geração anterior e com capacidade para 138 passageiros. Ainda que não sejam tão eficientes na emissão de carbono quanto os novos 737 MAX, os aviões continuam atendendo as regras mundiais de carbono. As aeronaves que atendem a essa rota especial da Gol foram pintadas com os dizeres “A 1ª Rota Carbono Neutro do Brasil – Recife-Noronha”, na parte dianteira, e “#MeuVooCompensa”, na posterior.

Fonte: Aeromagazine 03/09/2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo