Demanda aérea global cresce 6,4% em agosto
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou os dados do tráfego global de passageiros para agosto, mostrando que a demanda (medida pelo número de passageiros por quilômetros pagos – RPK) subiu 6,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O número foi ligeiramente acima do aumento anual de 6,1% para julho. A capacidade de agosto (assento-quilômetro oferecido ou ASKs) aumentou 5,5%, e a taxa de ocupação subiu 0,7%, para 85,3%, a maior de todos os meses desde 1990.
“A indústria experimentou um forte crescimento do tráfego aéreo em agosto. O valor recorde na taxa de ocupação reflete que as companhias aéreas estão maximizando a eficiência de seus ativos em um momento de aumento dos preços dos combustíveis e outros custos”, afirma o diretor geral e CEO da Iata, Alexandre de Juniac.
A demanda internacional por passageiros em agosto subiu 5,6% em relação ao mesmo período de 2017, em linha com o crescimento ano a ano de 5,5% alcançado em julho. Todas as regiões registraram aumentos, lideradas por companhias aéreas na região da Ásia-Pacífico. A capacidade subiu 5,1% e a taxa de ocupação subiu 0,4 ponto percentual, para 85%.
NA AMÉRICA LATINA
As companhias aéreas da América Latina registraram um aumento de demanda de 4,8% em agosto, no comparado com o mesmo mês do ano passado, número acima do crescimento anual de 3,5% em julho.
A capacidade aumentou 6,5% e a taxa de ocupação caiu 1,3 ponto percentual, para 81,4%. As comparações ano a ano são influenciadas pelas interrupções relacionadas a furacões de um ano atrás, e o tráfego tem sido rastreado amplamente desde abril, em termos dessazonalizados.
Fonte: PanRotas 01/10/2018.