Boeing compra pioneira em propulsão elétrica para satélite
A Boeing informou nesta quarta-feira que comprou, por meio de sua subsidiária de investimentos em startups Boeing HorizonX, a Accion Systems, empresa baseada em Boston, Massachusetts, pioneira na tecnologia de propulsão elétrica para colocação de satélites em órbita.
O novo sistema de propulsão no espaço Tiled Ionic Liquid Electrospray (Tile) da Accion visa aumentar a vida útil e a manobrabilidade dos satélites e outros veículos no espaço.
A empresa desenvolveu a tecnologia de um propulsor líquido iônico não tóxico e de propulsores do tamanho de um selo postal.
“Investir em startups com conceitos de última geração acelera a inovação de satélites, abrindo novas possibilidades e economia na órbita da Terra e no espaço profundo”, disse em nota o diretor da Boeing HorizonX Ventures, Brian Schettler.
Fundada em 2014 por dois engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Accion recebeu contratos anuais do Departamento de Defesa dos Estados Unidos nos últimos três anos.
Em junho de 2018, a diretora-executiva e cofundadora da Accion, Natalya Bailey, foi nomeada para a lista anual de Inovadores com menos de 35 anos da MIT Technology Review.
A Boeing HorizonX Ventures liderou a rodada de investimentos que ajudarão a Accion a aumentar a produção e a se conectar com especialistas, recursos e instalações de ponta da Boeing.
A subsidiária tem em seu portfólio empresas especializadas em sistemas autônomos, armazenamento de energia e dados, sistemas de realidade aumentada e software, propulsão híbrido-elétrica e hipersônica e conectividade da internet das coisas.
Fonte: Valor 10/10/2018.