Mercado

Aeroporto Santos Dumont supera os níveis pré-crise sanitária

O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, movimentou 2,9 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2023, alta de 43% em comparação ao mesmo período um ano antes e 26% maior que o registrado em 2019, ano pré-crise sanitária, quando 2,3 milhões de pessoas passaram pelo local.

No trimestre encerrado em março, os pousos e decolagens totalizaram 31,1 mil operações, média diária de 346 voos, crescimento de 45% frente um ano antes e superando em 28,4% o tráfego aéreo contabilizado no mesmo período em 2019.

Com os recentes números, o Santos Dumont consolida não só sua recuperação como supera os níveis registrados antes da crise sanitária.

Apenas no mês de março, cerca de 1,24 milhão de pessoas utilizaram o terminal da capital fluminense, enquanto em janeiro foram 1,02 milhão. Já no mês de fevereiro 873 mil pessoas passaram pelo local. 

Em meio a excelente performance, o Santos Dumont tem sido alvo de críticas tanto do governo federal como da prefeitura da cidade. Ambas as esferas políticas querem reduzir as atividades do terminal aéreo, em favor do fortalecimento do Galeão. 

No ano passado o aeroporto central do Rio de Janeiro foi responsável pelo transporte de 10,1 milhões de pessoas, movimento maior que o obtido em 2019, quando 9 milhões de embarques e desembarques foram realizados. O número de operações no ano passado totalizou 109.352 aeronaves.

Com a concessão de Congonhas, em São Paulo, que será administrado pela empresa espanhola Aena, o aeroporto Santos Dumont será o principal terminal administrado pela estatal Infraero.

 

Fonte: Aero Magazine 18/04/2023

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo