Mercado

Aeroporto de Guarulhos atinge 89% dos níveis de 2019

O aeroporto internacional de Gurulhos, na grande São Paulo, movimentou 9,7 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2023, o que representa 89% dos níveis de 2019, quando 10,9 milhões passaram pelos terminais. Na comparação com o mesmo período um ano antes, o crescimento foi de 24,6%.

Já os pousos e decolagens totalizaram 65,7 mil operações, média diária de 730 voos. O número de aeronaves está 12,4% abaixo das 75 mil operações registradas antes da crise sanitária.

No trimestre encerrado em março, o mês de janeiro registrou o maior número de embarques e desembarques, com 3,5 milhões de pessoas passando pelos terminais de Guarulhos. Já no mês de março 3,2 milhões de viajantes foram contabilizados, enquanto em fevereiro cerca de 2,9 milhões de pessoas passaram pelo local.

As operações domésticas no maior aeroporto do país representaram 67,4% do volume do tráfego de passageiros registrados no trimestre, enquanto o segmento internacional foi responsável por 33,6% de todo o tráfego.

Ainda no primeiro trimestre, Guarulhos foi eleito recentemente o sexto melhor aeroporto da América do Sul, no World Airports Awards 2023, premiação realizada pela consultoria britânica Skytrax. A premiação considera a avaliação dos passageiros sobre os padrões de qualidade das instalações, serviços e estrutura disponibilizada em mais de 550 aeroportos do mundo.

O aeroporto internacional de Guarulhos possui atualmente voos para 107 destinos, sendo 54 domésticos e 53 internacionais. No mercado nacional as cidades mais procuradas no período foram o Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. Entre os destinos para o exterior, os serviços para Buenos Aires, Santiago do Chile e Miami foram os mais procurados.

No ano passado, o aeroporto movimentou 34,4 milhões de passageiros, cerca de 9 milhões abaixo do nível registrado em 2019, quando 43 milhões de pessoas passaram pelo local. 

 

Fonte: Aero Magazine 17/04/2023

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo