
A LATAM informa que começou com resultado histórico o segundo semestre de 2025: em julho, a companhia aérea alcançou o patamar de 25,2% de market share (participação de mercado) nos passageiros transportados em voos internacionais no setor aéreo brasileiro, o que a coloca à frente de todas as companhias nacionais e estrangeiras operando no Brasil.
O índice é o mais alto registrado na série histórica desde 2019 e o desempenho foi puxado especialmente pelas rotas para a Europa, consolidou a liderança da companhia no transporte aéreo entre Brasil e exterior, descreve a LATAM.
Na prática, um em cada quatro passageiros que voaram de/para o Brasil o fez em voos da LATAM. O resultado é altamente expressivo, considerando um mercado muito disputado em que mais de 30 companhias aéreas operam voos internacionais do Brasil para os mercados em que a LATAM realiza voos diretos: América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e África.
A LATAM também destaca que essa escolha dos clientes por seus serviços é refletida na taxa de ocupação média dos voos internacionais da companhia no período, atingindo o alto índice 89%.
Entre as rotas internacionais de maior destaque na ocupação de assentos estiveram: Guarulhos–Lisboa (94%), Guarulhos–Londres (94%), Barcelona–Guarulhos (94%), Guarulhos–Nova York (93%), Recife–Santiago (92%), Guarulhos–Joanesburgo (89%), Bogotá–Guarulhos (87%) e Bariloche–Guarulhos (86%).
A empresa aérea explica que o desempenho na liderança de voos internacionais é resultado de um marco alcançado em julho, quando a LATAM operou a maior malha aérea de sua história no Brasil, com mais de 25 mil voos no mês. Foram 101 rotas diretas para 55 destinos domésticos e 24 internacionais, com o transporte de cerca de 4,3 milhões de passageiros.
Esse crescimento foi impulsionado pela inauguração de 12 novas rotas (entre lançamentos, reaberturas e operações sazonais) apenas no primeiro semestre e resultou em um aumento de 12% na capacidade de assentos domésticos em relação a 2024. Com isso, a LATAM afirma que se consolida como a companhia aérea a oferecer a melhor conectividade do país.
03/09/2025