
Após 9 edições de sucesso, o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) irá lançar nesta quinta-feira (04/09) o 10° Anuário Brasileiro de Aviação Civil, uma edição comemorativa e especial para os 10 anos da publicação.
O evento de lançamento conta com a presença de Francisco Lyra, presidente do IBA, em entrevista exclusiva comentando sobre a evolução da Aviação Geral, os avanços do programa TransplantAR, entre outros temas.
Inscreva-se para o lançamento online gratuito através do link: https://eventos.yeb.com.br/inscricao-iba-2025
O IBA aborda em seu anuário diversos temas e tendências, consolidando dados estatísticos da Aviação Civil relativos ao ano de 2024. A publicação está dividida em 5 capítulos, e traz esse ano algumas comparações inéditas de 10 anos (entre 2015 e 2024), avaliando o crescimento da Aviação com informações essenciais para os tomadores de decisão do setor.
No primeiro capítulo, As Tendências da Aviação Civil, são abordados dados estatísticos do programa TransplantAR Aviação Solidária, iniciativa do Instituto que utiliza de aeronaves ociosas da Aviação Geral para o transporte de órgãos para transplante através da doação de voos por parte dos operadores. Além disso, o capítulo contém as tendências do setor com relação aos combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), concessão de aeroportos, empresas aéreas, eVTOLs e mais.
No segundo capítulo, O Mercado de Insumos para a Aviação Civil, o IBA traz dados sobre os combustíveis de aviação (Querosene/Jet e Avgas), com preço comercializado, vendas internas e importação/exportação. Também estão presentes dados da indústria, entregas de aeronaves e receita das principais fabricantes. Ao final do capítulo, há uma análise do pessoal de Aviação Civil, analisando empregos, cargos e salários.
No terceiro e maior capítulo da publicação, O Mercado da Aviação Civil, são apresentadas as principais estatísticas do setor: a frota (número de aeronaves) e operações (número de voos). O IBA traz inúmeras análises segmentadas, seja por tipo de Aviação (Aviação Comercial, Geral ou Experimental), região brasileira, tipo de motor da aeronave, categoria de operação, entre outros.
No quarto capítulo, O Mercado Consumidor da Aviação Civil, além da análise de passageiros e cargas por parte das companhias aéreas brasileiras, há o detalhamento da distribuição de aeródromos públicos, privados, helipontos e helidecks. Em parceira com a ForwardKeys, o IBA também traz uma análise de assentos na aviação nos últimos 10 anos.
Por fim, e não menos importante, o quinto capítulo Aerodesporto, realizado por nossos parceiros da Aerodesporto Brasil (ADB), apresenta as principais informações do aerodesportismo, com dados de licenças de pilotos, centros de formação e informações inéditas sobre a recente primeira certificação de tipo para um balão brasileiro e a primeira empresa certificada para fazer voos de experimentação com balões de fabricação própria, no SAE de balonismo.
Increva-se clicando aqui! O lançamento ocorre na quinta-feira, 04/09 às 9h no canal do Youtube do Instituto Brasileiro de Aviação.