Viracopos deve receber 134 mil passageiros e 1.053 voos durante o feriado prolongado
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 134 mil passageiros entre os dias 30/10 (sexta-feira) e 03/11 (terça-feira) por causa do feriado prolongado de Finados. No mesmo período, estão previstos 1.053 pousos e decolagens no aeroporto.
Os dias de maior movimento de passageiros devem ser registrados nesta sexta-feira (30/10), com 33,8 mil pessoas, e na terça-feira (03/11) com a expectativa de pelo menos 34 mil passageiros embarcando ou desembarcando pelo terminal. Em dias de semana normais, o movimento fica entre 20 mil pessoas/dia. Porém, antes da pandemia, o pico de movimento médio na saída de feriados prolongados chegava a 38 mil pessoas/dia.
Também estão previstos 244 movimentos de pousos e decolagens nesta sexta-feira e 257, na terça-feira, dias de maior movimento na pista do aeroporto neste feriado prolongado.
Além de sexta-feira e de terça-feira, outro dia de alta no movimento de passageiros no terminal durante o feriado prolongado será na segunda-feira (02/11), com a previsão de 26 mil passageiros embarcando ou desembarcando por Viracopos. Também estão previstos 188 pousos e decolagens neste dia.
Nos demais dias entre o feriado, o movimento deve ser tranquilo. No domingo (1º de novembro), por exemplo, são esperadas 18,6 mil pessoas no terminal e 123 pousos e decolagens.
O horário de maior pico de movimento nesta sexta-feira (30/10) deve ser registrado entre 17h e 23h. Já na terça-feira (03/11), o horário de maior movimento de passageiros deve ficar entre 6h e 10h.
Operação
A operação especial dos feriados prolongados conta com o aumento no número de colaboradores, como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção, limpeza e plantão gerencial. As lojas, cafés, lanchonetes e restaurantes espalhados pelo aeroporto também se preparam para o aumento da demanda previsto para os dias de pico de passageiros.
Entre os destinos mais procurados estão as capitais do Nordeste e Norte, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória e cidades do interior de São Paulo.
Fonte: Aeroflap 29/10/2020