Regulamentação de helipontos entra em vigor em novembro
Quem possui um heliponto antigo tem o prazo limite de 20 de novembro deste ano para concluir os processos de requerimento de inscrição no cadastro protocolados junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), para se enquadrar no RBAC (Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil) n° 155, que entra em vigor no dia 21 de novembro e que substitui uma portaria de 1974. A Anac informou por meio de nota que não possui levantamentos de helipontos antigos não homologados.
A Abraphe (Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero) ressalta que a frota de helicópteros em todo território nacional é de aproximadamente 1,7 mil aeronaves. São Paulo é o Estado com o maior número de helicópteros registrados, cerca de 700, seguido por Rio de Janeiro (452) e Minas Gerais (263). Só na cidade de São Paulo, estima-se cerca de 400 aeronaves registradas – segundo levantamento realizado em 2013 pela entidade em parceria com a Anac. Atualmente, na capital paulista, ocorrem em torno de 1.300 pousos e decolagens por dia.
Em todo Paraná existem 49 helipontos homologados pela Anac. O Estado possui 127 aeronaves segundo o Anuário Brasileiro de Aviação Civil, divulgado no ano passado pelo IBA (Instituto Brasileiro de Aviação ).
Para o major Gustavo Hauenstein, comandante da base norte do BPMOA (Batalhão de Polícia Militar Operações Aéreas), para a PM a existência de mais helipontos na cidade não é tão importante quanto para o socorro médico. “Nós nunca pousamos no heliponto do Hospital do Coração, por exemplo. A nossa aeronave levanta voo e pousa no mesmo hangar. Com o helicóptero eu vou para qualquer lugar da cidade em um minuto”, aponta.
Hauenstein explica que a área de abrangência da base norte do BPMOA inclui 13 aeroportos que vão de Londrina a Maringá, Campo Mourão, Ivaiporã e todo o Norte Pioneiro. “Futuramente os helicópteros executivos aumentarão na cidade. A aviação executiva está crescendo em Londrina. Temos um empresário que adquiriu recentemente um helicóptero e temos outro empresário que está adquirindo outro helicóptero”, declara.(V.O.)
Fonte: Folha de Londrina 29/09/2018.