Infraestrutura

Infraero concederá área para exploração de carga em Minas Gerais

A Infraero realizará em breve uma licitação para concessão de área para construção de um complexo logístico no Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro (MG).

A concessão, do espaço com 49.5 mil m² dentro do sítio aeroportuário, será por um período de 25 anos, com previsão de investimentos para a empresa vencedora do certame.

Home Aeroportos e seus serviços  Infraero concederá área para exploração de carga no Aeroporto de Montes Claros

Infraero concederá área para exploração de carga no Aeroporto de Montes Claros

 Murilo Basseto 17 de outubro de 2018 Aeroportos e seus serviços

A Infraero realizará em breve uma licitação para concessão de área para construção de um complexo logístico no Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro (MG).

A concessão, do espaço com 49.5 mil m² dentro do sítio aeroportuário, será por um período de 25 anos, com previsão de investimentos para a empresa vencedora do certame.

Infraero Aeroporto de Montes ClarosAeroporto de Montes Claros – Imagem: Infraero

A permissão de utilização da área prevê a exploração comercial do complexo e operação das atividades de armazenagem e movimentação de cargas nacionais e internacionais, além de serviços relacionados ao transporte de cargas, com preço mínimo mensal de R$ 20 mil e adicional de preço fixo de R$ 100 mil, a ser pago em parcela única, à vista, até o 10º dia útil a partir da assinatura do contrato.

Novo Modelo

A Infraero conta com 19 Terminais de Logística que operam cargas, sendo que seis deles já estão sob gestão de empresas privadas: Curitiba (PR), Goiânia (GO), Recife (PE), São José dos Campos (SP), Belém (PA) e Vitória (ES).

Dos 13 Tecas restantes, 11 já foram licitados e estão em fase de homologação e entrega documental: São Luís (MA), Boa Vista (RR), João Pessoa (PB), Joinville, Navegantes (SC), Londrina, Foz do Iguaçu (PR), Macapá (AP), Manaus (AM), Petrolina (PE) e Teresina (PI).

Os outros dois serão licitados ainda neste ano: Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).

O novo modelo de gestão da Infraero no setor de serviços logísticos teve um resultado positivo expressivo para a estatal, considerando o balanço de janeiro a julho de 2018, que corresponde a um crescimento de 93% na arrecadação da movimentação de cargas e serviços nos Terminais de Logística de Cargas.

A receita conquistada no período teve um aumento de 45% em relação ao ano passado. No período, a arrecadação cresceu 39%. Por outro lado, somente com a redução de custos foi alcançada uma economia 19%.

O Aeroporto de Montes Claros (MG)

Importante pólo agroindustrial do estado, Montes Claros recebe todos os meses milhares de empresários que visitam a região com o objetivo de fazer negócios. O aeroporto conta com área total de quase 2 milhões de m², sendo que o terminal de passageiros tem 733 m² e capacidade para receber cerca de 800 mil passageiros por ano.

No terminal de passageiros, os usuários contam com uma série de estabelecimentos, como lanchonetes, cachaçaria, acessórios para celulares, agências de turismo, locadoras, táxis, sorveteria, além de serviços de caixas eletrônicos, localizados na área externa.

O aeroporto também conta com áreas acessíveis, como rampas para acesso ao saguão de embarque, calçadas do estacionamento e piso podotátil na área interna do terminal de passageiros, conforme norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Atualmente, o Mário Ribeiro opera diariamente das 5h à 1h e conta com cinco voos diários, com conexões, das companhias Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Gol Linhas Aéreas, que interliga Montes Claros a Confins (MG).

Fonte: AeroIn 17/10/2018.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo