ILS do aeroporto Salgado Filho será desligado temporariamente
A partir do dia 15 de março será desligado o equipamento de ILS (Instrument Landing System) que auxilia na visibilidade de pilotos no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, nos pousos e decolagens. Segundo a informação do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o desligamento deve-se para que seja realizada uma obra de infraestrutura, resultado na realocação do shelter do Glide Slope (GS), que nada mais é do que um abrigo de alvenaria. As obras deverão durar 60 dias, segundo a estimativa da Aeronáutica.
A maior preocupação dos usuários é com a possibilidade de que haja atrasos ou cancelamentos de voos em função da nebulosidade, que é comum na região do entorno do Aeroporto. O equipamento de sinalização auxilia exatamente nestes casos, garantindo pousos e decolagens, melhorando em 30% a visibilidade. Apesar do receio, a Aeronáutica garante que o período para a execução da obra levou em consideração exatamente a fase de boa estabilidade meteorológica, de forma reduzir ao máximo o impacto no movimento de aeronaves do aeroporto. O aparelho que está instalado começou a funcionar em junho de 2014, durante o período da Copa do Mundo.
A atual obra é necessária para o atendimento às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operação ILS CAT 2. Após a conclusão, ainda serão necessários alguns testes. A melhoria compreende na execução de aterro onde será instalado um novo shelter para abrigar componentes do GS. Segundo a Aeronáutica, o novo shelter possui características diferenciadas que permite, em caso haja um incidente com aeronave no solo, a estrutura possa ceder com facilidade em vez de ser um obstáculo.
Fonte: felipevieira.com 08/03/2017