Búzios volta a ter aeroporto ainda este mês
Parece tudo certo para que no próximo dia 28, às 11h, Búzios reabra as portas de seu aeroporto (Aeroporto Umberto Modiano). Fechado há 4 anos por conta das condições irregulares de funcionamento, a pista inaugurada em 2003 foi fechada em 2012 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Após a vistoria da Anac e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o então Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, deu a partida para a reabertura do aeroporto, que foi arrendado pelo grupo Costa Esmeralda e passou por reforma para se adequar às normas de funcionamento.
Com uma nova pista de 1300 metros de comprimento e 30 de largura, o aeroporto de Búzios vai atender a aviação executiva e desportiva (para pequenas aeronaves e helicópteros vindos de todos os estados brasileiros e também de países da América Latina), mas recebeu outorga e está em tramitação para tornar-se em breve um aeroporto civil público.
Com toda infraestrutura que conta com escola de aviação, táxi aéreo, oficinas, e hangares de 12×12, 14×17, 18×20, 25×27 e 30×40, o grupo Costa Esmeralda está investindo em Búzios para que seja um dos 20 condomínios aeronáuticos que estão sendo implantados por todo o país. “Nosso objetivo é encurtar distâncias, e enxergamos em Búzios muitas possibilidades”, contou Alexandre Maurício da Silva, gerente de projetos e implantação do grupo.
A reabertura do aeroporto é esperada com entusiasmo pelo Poder Público e todo o setor turístico do munícipio da Região dos Lagos, já que vai facilitar o acesso ao balneário. O prefeito de Búzios, André Granado, afirma que a reabertura do aeroporto Umberto Modiano era uma de suas metas. “O município só tem a ganhar com essa conquista”, comemora o prefeito André.
Fonte: SRZD 17/05/2016