Brasil e Estados Unidos fecham acordo para aumentar segurança de aeroporto
Brasil e Estados Unidos fecharam acordo para aumentar a segurança do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Mauricio Quintella, assinou, nesta quarta-feira (28), um protocolo de cooperação que prevê a doação de US$ 750,9 mil para a elaboração de um Plano de Avaliação e Melhoria de Segurança do terminal.
Um dos pontos de estudo da parceria entre governo brasileiro e a Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA ) é a adequação progressiva de Congonhas às regras internacionais de segurança. “O acordo, fruto da parceria entre Brasil e Estados Unidos, é uma medida fundamental para o desenvolvimento e a segurança do setor aéreo brasileiro”, afirmou Quintella.
O aeroporto de Congonhas é o segundo mais movimentado do Brasil e recebeu mais de 20,7 milhões de passageiros em 2016. Administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o terminal está localizado na maior cidade da América Latina, São Paulo, uma área de grande adensamento populacional, o que limita as opções de desenvolvimento e adequação às novas regulamentações.
O plano financiado pela USTDA vai aliar alternativas de ampliação da capacidade de processamento de passageiros, viabilidade econômico-financeira e segurança.
O ministro conselheiro dos Estados Unidos, Rick Ortiz, reafirmou a parceria entre os dois países. “Essa assinatura é um avanço para a conectividade entre os dois países e vamos trabalhar fortemente para que outros acordos avancem”, reiterou.
Fonte: Portal Brasil 28/06/2017