Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, entra em nova fase
Uma nova fase começa nesta quarta-feira no Salgado Filho, quando ocorrerá a solenidade de assinatura dos contratos de concessão dos aeroportos de Porto Alegre, Florianópolis, Salvador e Fortaleza. O evento está marcado para as 11h, no Palácio do Planalto, em Brasília, possivelmente com a presença do presidente Michel Temer. A assinatura seria na sexta-feira, mas um problema de agenda dos participantes forçou a antecipação, conforme a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Com a formalização do contrato, a empresa alemã Fraport assumirá o controle do Salgado Filho e começará a contar o prazo para concluir obras no aeroporto. A mais esperada é a ampliação da pista para 3,2 mil metros (confira ao lado quais são as obras).
Junto à esperança de melhoria no aeródromo vem a apreensão com a situação da remoção das 364 famílias da vila Nazareth. Elas serão acomodadas no loteamento Senhor do Bonfim, no bairro Sarandi. No entanto, os imóveis estão ocupados irregularmente. O Demhab (Departamento Municipal de Habitação) prevê a reintegração de posse em breve.
Pelo renome da Fraport, o Sindicato dos Aeroviários – que representa o pessoal que atua em terra – confia em melhorias, segundo o diretor de Comunicação Osvaldo Rodrigues. “Tivemos sempre uma relação difícil com a Infraero, as condições de trabalho são complicadas.” Conforme ele, não houve conversa com a Fraport, ainda. Uma reunião será marcada após a assinatura do contrato.
Fonte: Metro Jornal 26/07/2017