Aeroporto de Uberlândia comemora 81 anos de operações
Com localização estratégica no triângulo mineiro, o Aeroporto de Uberlândia/Ten. Cel. Aviador César Bombonato (MG) completa nesta terça-feira (10/5) 81 anos de operações. É o maior terminal administrado pela Infraero no estado de Minas Gerais, tendo movimentado 1,16 milhão de passageiros em 2015 e com capacidade para atender 2,4 milhões de passageiros por ano.
Atualmente quatro empresas áreas operam voos no terminal mineiro: TAM, Gol, Azul e Passaredo. A média é de 44 voos diários e 2.804 passageiros circulando pelo terminal diariamente. Para garantir que esse volume de viajantes e operações seja atendido com fluidez, 125 empregados da Infraero e 107 funcionários terceirizados atuam no aeroporto.
O empregado da Infraero Gláciton Bráz é o funcionário mais antigo do aeroporto uberlandense. “São quase 35 anos no Aeroporto de Uberlândia, sempre atuando na área de operações. São muitas histórias, me sinto realizado”, afirmou.
O aeroporto também busca a integração com a comunidade do entorno, com a realização do projeto social Tintim por Tintim. O Tintim por Tintim atende crianças e adolescentes, oferecendo cursos de qualificação profissional. Esse ano, em parceria com a Escola Estadual Jardim Ipanema, 128 alunos estão recebendo aulas de informática. Desde o início do projeto, mais de 350 alunos foram beneficiados.
Desembarque – Uberlândia
Investimentos
Nos últimos anos, o Aeroporto de Uberlândia tem recebido melhorias que aprimoram tanto as operações de pousos e decolagens quanto o nível de conforto dos passageiros. Em 2014, foi instalado o sistema ILS, que orienta os procedimentos de pouso e decolagem dos pilotos em caso de condições climáticas adversas, desde que aeronave e condutor estejam devidamente habilitados. Em 2013, o investimento foi em acessibilidade, com a instalação de 20 novos balcões de check-in adequados para o atendimento a deficientes.
“Estamos sempre atentos para garantir a eficiência nas operações e que os passageiros tenham uma excelente experiência ao utilizar o terminal de Uberlândia”, disse Sérgio Kennedy, superintendente do aeroporto. Ele afirmou que é desafiador e gratificante trabalhar no local. “São 81 anos integrando o município ao restante do país e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”, reforçou.
Histórico
O primeiro pouso oficial na pista do então “Campo de Aviação de Uberlândia foi realizado em 1935, com um voo da aeronave Waco-26 do Ministério da Aeronáutica. A Infraero assumiu a administração do aeroporto em 1980, e em 2001 o aeródromo recebeu a denominação atual de Aeroporto de Uberlândia – Ten. Cel. Aviador César Bombonato, em homenagem a um aviador militar, natural de Uberlândia.
Fonte: Infraero 10/05/2016