Aeroporto de Bristol se tornará neutro em carbono até o final de 2021 e zero líquido em 2030
O Aeroporto de Bristol está definido para se tornar o primeiro aeroporto líquido zero no Reino Unido por meio de seu compromisso de ser um aeródromo líquido zero, com edifícios líquidos zero e operando uma frota líquida zero de veículos.
Em 25 de junho de 2021, vários líderes da indústria de aviação, negócios e aeroespacial de todo o Reino Unido participaram de um evento Future of Flight que foi realizado no Aeroporto de Bristol ( BRS ). As discussões do painel incluíram o futuro da aviação por meio da inovação e liderança estratégica e como a colaboração entre empresas apoiará a transição do setor para a rede zero.
Durante o evento, o Aeroporto de Bristol anunciou que alcançará a neutralidade de carbono quatro anos antes do previsto, reduzindo a escala de tempo de 2025 para 2021. Além disso, o aeroporto está assumindo uma posição de liderança no setor e confirmou que será o primeiro zero líquido aeroporto no Reino Unido até 2030, 20 anos antes da data-alvo do governo do Reino Unido. A BRS assumiu três compromissos principais: ser um aeródromo líquido zero, com edifícios líquidos zero e operando uma frota líquida zero de veículos.
O evento Future of Flight contou com a presença do prefeito de Bristol, Marvin Rees; o líder do Conselho de South Gloucestershire, Toby Savage; Michael Cervenka, presidente da Vertical Aerospace; e James Richmond, líder de mobilidade aérea avançada na Atkins.
Um consórcio liderado pela Atkins (do qual o Aeroporto de Bristol é participante) está explorando a viabilidade de serviços de táxi aéreo no sudoeste da Inglaterra usando aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). O projeto visa criar um plano para a infraestrutura física e digital complexa de suporte; um que, com demonstração bem-sucedida, pode ser usado por muitos para revolucionar o transporte de forma sustentável.
James Richmond, Líder de Mobilidade Aérea Avançada da Atkins, disse: “A descarbonização da aviação é um enorme desafio que requer ação global multidisciplinar de todo o ecossistema, trabalhando juntos em direção a objetivos comuns e com políticas robustas em vigor. Abraçar a inovação tecnológica será fundamental e, à medida que a indústria desenvolve soluções, trabalhar desde o início com parceiros ambiciosos para testá-las e validá-las será fundamental para sua implementação e sucesso. O trabalho que estamos fazendo hoje com o Aeroporto de Bristol é um grande exemplo disso, e esperamos moldar em conjunto o futuro do voo ”.
Michael Cervenka, presidente da Vertical Aerospace, disse: “Os eVTOLs representam de longe a maior oportunidade comercial de curto prazo para revolucionar a mobilidade aérea urbana (UAM) e eletrificar as viagens aéreas. Quando comparados aos helicópteros, os eVTOLs oferecem melhorias significativas em segurança, ruído e custos operacionais, ao mesmo tempo, e principalmente, tornando as viagens aéreas livres de carbono. Eles representam uma grande oportunidade de mercado global e vão mudar a maneira como as pessoas pensam sobre voar pelos céus. A Vertical acredita fortemente em uma abordagem colaborativa para capitalizar esta oportunidade, e os parceiros incríveis com os quais estamos trabalhando no projeto Future Flight são uma demonstração perfeita das capacidades líderes mundiais que temos no Reino Unido. ”
O conselheiro Toby Savage, líder do South Gloucestershire Council, disse: “Estou muito satisfeito por trabalhar de perto com o Aeroporto de Bristol e com tantos líderes globais na indústria de aviação para apoiar a inovação e a descarbonização no futuro do voo. South Gloucestershire tem uma história orgulhosa e internacionalmente significativa no setor aeroespacial, e continuamos a hospedar a P&D, que é fundamental para manter nosso status no cenário mundial em um momento importante para a indústria e para o clima. ”
O prefeito de Bristol, Marvin Rees, comentou: “Congratulo-me com a ambição do Aeroporto de Bristol de levar a neutralidade de carbono e a sustentabilidade ambiental para o centro de seu futuro e mostrar liderança em como o setor pode tornar seu impacto mais verde e cumprir as metas de teste de carbono. Em um mundo cada vez mais interconectado, devemos aproveitar a tecnologia e a inovação para alcançar nosso objetivo de neutralidade de carbono. O setor aeroespacial de Bristol está bem posicionado para continuar a liderar em soluções para este desafio. ”
Dave Lees, CEO do Aeroporto de Bristol, disse: “Hoje é mais um marco em olhar para o futuro, mostrando como as empresas da região colaborando usando a tecnologia mais recente e soluções inovadoras irão cumprir as metas de descarbonização. A indústria da aviação está levando a sério suas responsabilidades ao enfrentar os desafios das mudanças climáticas, trabalhando em conjunto para criar as soluções agora e no futuro. ”
O evento faz parte de uma série organizada pelo Aeroporto de Bristol que visa mostrar o papel da região na promoção do crescimento da aviação limpa e apresentar propostas sobre como o setor de aviação pode descarbonizar. Outras colaborações e propostas são esperadas nos próximos meses, conforme a região se recupera do COVID-19 e no caminho para a Conferência sobre Mudança Climática das Nações Unidas (ONU) 2021 (COP26) em novembro de 2021, que será sediada em Glasgow . Isso incluirá trabalhar com a Western Gateway para promover e maximizar o crescimento econômico em todo o oeste da Inglaterra e South Wales.
Fonte: InternationalAirportReview 29/06/2021