Aeródromo de Maricá, RJ, volta a receber aviões e helicópteros
O Aeródromo de Maricá (RJ) voltou a receber aviões e helicópteros em seu hangar a partir desta sexta-feira (1º). Segundo a Prefeitura, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) passa a disponibilizar o serviço de hangaragem (estacionamento na área coberta) no valor de R$ 3,50 por metro quadrado ocupado pelas aeronaves. Os hangares estavam fechados desde 2013, quando ocorreram ações judiciais contra as empresas que utilizavam o local.
A tarifa agora inclui serviços com seguro, ar comprimido e operações de manobra. De acordo com o município, não serão cobradas outras taxas para pouso e decolagem.
“Com a abertura desse hangar, totalmente reformado e estruturado para receber aeronaves da aviação geral, estamos dando mais um passo no sentido de colocar o Aeroporto de Maricá como um dos vetores de desenvolvimento do nosso município”, destacou o presidente da Codemar, José Orlando.
Os hangares estavam fechados desde setembro de 2013, quando ocorreram ações judiciais contra as empresas que utilizavam irregularmente o local. Para a reabertura, foram realizadas obras de manutenção predial (telhado, instalações elétricas, etc). Em 2009, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) considerou irregular a cessão de áreas públicas do aeroporto a um grupo de empresas particulares que havia recebido essas áreas em doação por gestões anteriores do município.
Como o bem público não pode ser doado, o Tribunal determinou o cancelamento da cessão e a reintegração das áreas à relação de imóveis do município.
Em 2012, com todos os recursos das empresas rejeitados e os alvarás de funcionamento devidamente cancelados, a Prefeitura deu início ao processo de retomada dos hangares. Em 11 de setembro de 2013, o município determinou a suspensão de todas as atividades dessas empresas no local, além da retirada de todos os bens.
Em outubro de 2013, um acidente com um bimotor matou duas pessoas em Maricá. A aeronave teria arremetido ao tentar pousar no aeródromo.
Fonte: G1 01/09/2017